Google alerta para falha de segurança no Chrome; veja como corrigir
O Google lançou nesta semana uma atualização de segurança para resolver uma falha crítica no navegador Chrome. Classificado como CVE-2023-4863, o problema pode resultar na execução errada de um código e na exploração da falha por parte de hackers.
Por enquanto, a gigante da tecnologia ainda não divulgou detalhes adicionais sobre quais ataques são possíveis por meio do bug. Contudo, observou que está “ciente de que existe uma forma de explorar a falha CVE-2023-4863”.
A SEAR (Apple Security Engineering and Architecture) e o Citizen Lab da Munk School, vinculado à Universidade de Toronto, descobriram e relataram a falha no último dia 6 de setembro.
O Google diz em comunicado que “manterá restrito o acesso aos detalhes e links do bug assim que a maioria dos usuários seja atualizada com uma correção”. Com esta falha, o Google já corrigiu um total de quatro vulnerabilidades no Chrome desde o início deste ano.
Recomenda-se que os usuários atualizem o Chrome nos sistemas Windows, macOS e Linux para mitigar possíveis ameaças. Além disso, os usuários de navegadores baseados em Chromium devem estar atentos às atualizações de segurança e aplicá-las o mais rápido possível. Isso inclui o Microsoft Edge, Brave, Opera e Vivaldi.
Falha no Google Chrome afetou 2,5 bilhões
Não é a primeira vez que os usuários de Chrome ficam vulneráveis. Em janeiro deste ano, por exemplo, uma falha de segurança no Chrome tornou vulnerável os dados de mais de 2,5 bilhões de usuários pelo mundo.
Na época, a empresa de segurança Imperva Red explicou que o bug era uma brecha de segurança que poderia ser usada para roubar arquivos confidenciais de usuários. Isso incluia ter acesso a carteiras de criptomoedas ou credenciais de acesso a serviços em nuvem.