Em uma parceria com o Spotify, o Google anunciou que vai facilitar a tarefa de alternar a reprodução de músicas em diferentes dispositivos Android. A novidade foi apresentada durante a CES 2023, que acontece nesta semana em Las Vegas, nos EUA.
Na prática, o Spotify Connect será integrado diretamente ao reprodutor de mídia do Android 13. Isso significa que será possível transformar um smartphone em um controle remoto do Spotify.
Por mais que o Spotify Connect e o Google Cast existam há cerca de uma década, eles ainda podem ser complicados de usar em conjunto. Com o Android 13, o Google passa a oferecer um novo reprodutor de mídia que permite aos aplicativos adicionar dinamicamente dispositivos aos quais eles podem se conectar.
Por enquanto, o Spotify é o primeiro grande aplicativo de terceiros a aproveitar esse novo recurso. Essa mesma funcionalidade será liberada para o YouTube Music.
Por meio de notificações, será possível escolher ouvir um podcast no carro, continuar nos fones de ouvido e terminar na TV de casa. Isso poderá ser feito sem precisar abrir o próprio aplicativo quando já estiver ouvindo o áudio.
Além disso, conforme o usuário se move, ele verá essas notificações de mídia no telefone perguntando se deseja transferir o áudio para um dispositivo próximo. Essa informação aparece na seção de notificação do celular, permitindo selecionar rapidamente quais dispositivos integrados via Bluetooth ou Chromecast.
O Google promete (ainda) um reconhecimento de contexto que analisa automaticamente como o usuário usa seu dispositivo e a quais dispositivos você provavelmente deseja se conectar.
Contudo, a empresa afirma que ainda está trabalhando na integração do Spotify Connect com o novo reprodutor de mídia. Portanto, é esperado que pode demorar algum tempo para que a novidade seja liberada para todos os usuários do Android 13.