Não contente em ficar de fora do movimento iOS, o Google anunciou nesta quinta-feira (19) que, assim como a Nvidia, também trará sua plataforma de jogos em nuvem para iPads e iPhones. A notícia vem logo após o anúncio do GeForce Now, e de forma semelhante, o Google está desenvolvendo um aplicativo web do Stadia para iOS que contorna as regras da App Store da Apple, que proíbem plataformas de jogos em nuvem, ao executar o programa em um navegador da web.

No entanto, o recurso não estará disponível para testes beta públicos. O Google diz que os usuários podem esperar que ele comece a ser lançado daqui algumas semanas, então pode ser no final de 2020 ou início de 2021 até que o aplicativo web do Stadia para iOS apareça em seu dispositivo. O Google também não especificou se o Stadia estará disponível apenas no Safari ou em outros navegadores móveis, como o Chrome.

Considerando que o Stadia está embutido no navegador Chrome, parece provável que o Google apenas disponibilizaria o Stadia via Safari no iOS, porque já existe um aplicativo funcional no Android, e você pode acessar a plataforma através do navegador Chrome de qualquer computador. O Gizmodo entrou em contato com o Google para obter esclarecimentos e atualizará esta publicação quando/se recebermos uma resposta.

Essas não são todas as boas notícias que o Google tem para compartilhar. Em comemoração ao seu primeiro aniversário, todos os usuários do Stadia podem jogar Destiny 2 gratuitamente. A primeira implementação completa do State Share – a capacidade dos jogadores de irem direto para um momento específico em seu jogo clicando em um link fornecido por outro jogador – será lançada com Hitman 3, em 20 de janeiro de 2021. E se você comprar Cyberpunk 2077 no Stadia antes de 18 de dezembro, você pode obter um Stadia Premiere Edition gratuito, que inclui um controlador Stadia e um Google Chromecast enquanto durarem os estoques. Pode demorar um pouco para chegar, devido à pandemia e ao fato de as festas de fim de ano serem a época mais movimentada para o envio de produtos, mas você economizará US$ 100 em equipamentos Stadia se você comprar Cyberpunk 2077.

Se você já encomendou o game antes deste anúncio, ainda pode obter um Stadia Premiere Edition grátis. Fique atento a um e-mail com um código de resgate, que deve chegar à sua caixa de entrada uma semana antes do lançamento em 10 de dezembro. Se você já é assinante do Stadia Pro e esta seria sua primeira compra na loja do Stadia, você também pode economizar US$ 10 no jogo ao comprar Cyberpunk 2077 a partir de 10 de dezembro.

Embora o debate “Imposto da Apple” esteja longe de terminar, é ótimo ver tantas plataformas de jogos em nuvem descobrirem uma maneira de permitir que os usuários iOS entrem na diversão. Afinal, o objetivo dos jogos em nuvem é que você pode jogar em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, a qualquer momento. Apesar de a parte de qualquer lugar e a qualquer hora ainda terem um longo caminho a percorrer antes de se tornarem realidade, a parte de qualquer dispositivo já se tornou (ou se tornará em breve) possível agora que os dispositivos iOS são suportados.