A Nvidia está trazendo sua plataforma de streaming na nuvem GeForce Now para o navegador Safari do iOS — o serviço já estava disponível no macOS, ChromeOS, PC e Android. Esta seria a notícia principal, não fosse por um detalhe: com esse lançamento, Fortnite, até então bloqueado na App Store, retorna aos dispositivos móveis da Apple, mesmo que de maneira indireta, já que o título da Epic Games está incluso no catálogo do serviço.

A versão web app do GeForce Now não é, de fato, um aplicativo: todo o processamento acontece no browser. É o mesmo formato que a Microsoft pretende usar para levar o xCloud Gaming, plataforma de streaming dos consoles Xbox, ao navegador de iPhones e iPads. Com isso, você só precisa ter uma conta no serviço da Nvidia — que por enquanto está disponível para usuários que já são registrados e não é oferecido no Brasil — e abrir o Safari para começar a jogar.

Essa foi a alternativa encontrada pela Nvidia para driblar a cobrança de 30% sobre aplicativos vendidos na App Store. Há algumas semanas, a Apple autorizou a venda de ferramentas de streaming em sua loja, mas com inúmeras ressalvas. Além da taxa obrigatória, as empresas teriam de ofertar seus jogos separadamente, como se cada um fosse um aplicativo único. Por conta disso, cada um deles também teria de pagar os 30% de comissão.

Como a Apple ainda não criou uma regra que aplique essas medidas fora da App Store, as empresas se viram como pode. No caso da Nvidia, é a mesma tecnologia usada pelo Zoom e outros apps de videoconferência, que conseguem operar em navegadores sem que você tenha que baixar um aplicativo específico. No iOS 14, você até consegue transformar páginas da web em atalhos que ganham ícones de app — quando você clica sobre ele, automaticamente abre o endereço no Safari.

Lembrando que o app oficial de Fortnite, que você baixava direto da App Store, segue bloqueado desde agosto e sem previsão de retorno. Apple e Epic Games ainda estão em disputa judicial, então pelo menos até que essa novela se resolva, o único jeito de rodar o game no iOS é por meio do GeForce Now.

[The Verge]