O Google anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento de dois aplicativos que devem ajudar pessoas surdas e com deficiências auditivas: Live Transcribe e Amplificador de Som. O primeiro é capaz de fazer transcrições em tempo real para que os surdos leiam o que está sendo dito, direto na tela do celular. Já o segundo torna o áudio mais claro e mais fácil de ouvir ao amplificá-lo nos fones de ouvido.

Live Transcribe

Telas do aplicativo Google Live Transcribe
O Live Transcribe usa o microfone do aparelho para identificar a conversa e fazer as transcrições. De acordo com o Google, são 70 idiomas disponíveis, incluindo o português.

Para que ele funcione, é preciso habilitá-lo em Configurações de Acessibilidade do Android. Depois disso, a funcionalidade estará disponível a partir do botão de acessibilidade na barra de navegação.

O Live Transcribe também permite conversas bidirecionais por meio de um teclado do tipo type-back para usuários que não podem ou não querem falar e também se conecta com microfones externos para melhorar a precisão da transcrição.

O aplicativo ainda não está disponível para todos, mas quem estiver interessado pode se inscrever neste link para ser notificado quando o aplicativo estiver disponível na Play Store.

Amplificador de Som

Telas do aplicativo Google Amplificador de Som
O Amplificador de Som foi anunciado no Google I/O 2018 e agora está disponível. A proposta é reforçar o áudio especialmente em situações em que há muito ruído de fundo. Ele funciona com fones de ouvido com fio, captando o áudio pelo microfone e “limpando” o som.

Ele aumenta os sons baixos e diminui os sons altos. É possível personalizar as configurações e aplicar redução de ruído para minimizar o barulho de fundo por meio de controles deslizantes na interface do app.

O Amplificador de Som já está disponível na Play Store, com suporte para telefones Android 9 Pie ou posteriores e vem pré-instalado no Pixel 3.

A Organização Mundial da Saúde estima que, até o ano de 2055, haverá 900 milhões de pessoas com perda auditiva.

[Google]