_Google

Google leva animais pré-históricos para sua sala usando realidade aumentada

O aplicativo Google & Arts ganhou uma atualização que inclui modelos 3D de animais extintos, além de um dos módulos da Apollo 11.

Google adiciona animais pré-históricos no app do Arts & Culture. Crédito: Google

Imagem: Google

O Arts & Culture é uma ferramenta do Google que reúne conteúdos bem bacanas que só conseguiríamos ver em museus ou instalações de arte – a maioria delas fora do Brasil. Agora, mais uma novidade está disponível na plataforma: animais pré-históricos, que podem ser vistos em 3D usando realidade aumentada.

A atualização, liberada na ultima terça-feira (25), traz espécies que já não existem mais, e algumas delas são datada antes mesmo do surgimento dos dinossauros. Entre elas o Cambropopachycope, um crustáceo com vários olhos minúsculos um ao lado do outro, e o Aegirocassis, uma criatura marinha com mais de 480 milhões de anos. Tem também um esqueleto em escala da Baleia-Azul, o maior animal vivo do Planeta Terra.

Captura de tela: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil.

As novas adições tridimensionais no aplicativo do Arts & Culture são baseadas em peças reais expostas em alguns dos maiores museus do globo, incluindo o Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra, e o State Darwin Museum de Moscou, na Rússia – ambos fazem parte de uma parceria com o Google, o que permitiu a inclusão das imagens dentro da plataforma. Cada modelo 3D traz um descritivo da espécie em questão, além de informações sobre os museus em que cada uma delas está em exposição.

Os animais pré-históricos não foram as únicas novidades no aplicativo. Usuários podem apreciar, também em realidade aumentada em 3D, um dos módulos da Apollo 11, responsável por levar os primeiros seres humanos até a Lua; tem até o traje espacial lunar usado pelo astronauta Neil Armstrong. Há ainda uma estátua do “deus-sorridente” Lanzón, da época pré-Inca (500 a.C.) encontrada nos Andes do Peru, e um autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, de 1937.

Um dos módulos da Apollo 11 pode ser visto em detalhes usando realidade aumentada do Arts & Culture. Captura de tela: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

O app do Google Arts & Culture tem versões para Android e iOS. Os conteúdos estão em inglês, mas logo ao abrir a ferramenta é exibido um botão para traduzir os textos. Também tem uma barra de busca para você pesquisar itens específicos. Depois de selecionar uma das opções, é só tocar em “ver em realidade aumentada”, ativar a câmera do celular e exibir o objeto em 3D. Você também pode acessar o acervo virtual de museus pelo navegador web – neste caso, não é possível visualizar em realidade aumentada, mas você pode girar os modelos tridimensionais em todos os ângulos e conhecer a história por trás das obras.

[Google Arts & Culture]

Sair da versão mobile