O Google Assistente tem um recurso chamado Rotinas — basicamente, você pode juntar várias ações para ele fazer usando só um comando, como “Bom dia” ou “Indo para casa”. Agora, essa função está finalmente sendo disponibilizada no Brasil.

• Google Assistente agora mostra as informações mais importantes do seu dia (como o Google Now fazia)
• Usuários relatam risadas malignas aleatórias vindas da Alexa

Para encontrar as rotinas, acesse o Assistente (aperte e segure o botão Home do seu Android) e toque no ícone da bússola para ir ao menu Explorar; lá, toque nos três pontos no canto superior direito, escolha Configurações e, nas opções, Rotinas. Essa opção só aparecerá se o recurso já estiver liberado para seu smartphone — por aqui, ele já está disponível tanto no Samsung Galaxy A6+ que estou testando quanto em meu Zenfone Zoom S, ambos com Android 8.0.

O Assistente vem com seis rotinas preestabelecidas: “Bom dia”, “Hora de dormir”, “Saindo de casa”, “Estou em casa”, “A caminho do trabalho” e “A caminho de casa”. Ao ativar e falar “Bom dia”, por exemplo, seu secretário virtual dá a previsão do tempo, as condições de trânsito e o tempo estimado para chegar ao trabalho, seus compromissos e seus lembretes. Cada rotina tem sua própria frase definida.

Você também pode criar suas próprias rotinas — basta tocar no ícone + no canto inferior direito da tela. Aí, é só definir a frase e as ações. Dá para definir praticamente qualquer coisa que o Google Assistente já é capaz de fazer.

Nos meus testes, ele entendeu muito bem o “Bom dia”, mas não as outras rotinas. Quando eu disse “Indo para o trabalho”, ele respondeu com um “se cuide”; quando eu disse “Indo para a casa”, ele disse apenas “que bom”. Eu me senti bastante idiota nos dois casos ao receber apenas uma resposta educada do software. Brincadeiras à parte, talvez o recurso não esteja ainda inteiramente funcional por aqui.

A tendência de deixar os assistentes mais inteligentes parece que veio mesmo para ficar. A Alexa, da Amazon, já entende rotinas desde o ano passado, e a Siri, no iOS 12 da Apple, tem um recurso de atalhos que funciona de forma bastante parecida. Conversar com robôs é mesmo nosso destino — eu só espero que eles nos entendam.