A autenticação em dois fatores não é algo exatamente novo, mas nem todo mundo ainda faz uso desse recurso que pode aumentar a proteção dos seus dados. Pensando nisso, o Google anunciou nesta quinta-feira (6) que vai incentivar seus usuários a adotar de vez a função, para que, em um futuro próximo, ela seja ativada automaticamente, sem opção de escolha.

“Estamos começando com os usuários para os quais a mudança será menos perturbadora, e planejamos expandir a partir daí com base em seu feedback. Nosso objetivo final é deixar todos em um estado mais protegido e seguro por padrão”, disse Mark Risher, diretor de gerenciamento de produtos, identidade e segurança do usuário do Google, ao Motherboard.

A mudança vai começar primeiro para quem já ativou a autenticação em dois fatores nos serviços do Google em algum momento. Depois, a companhia vai enviar notificações periódicas aos usuários para que eles completem o login usando um segundo dispositivo, podendo ser um smartphone, tablet, notebook, PC ou chave física de segurança.

Daqui algum tempo, quando todos os usuários forem notificados, o Google vai tornar a autenticação dupla como um recurso nativo e obrigatório para acessar qualquer conta da empresa.

“Hoje pedimos às pessoas que possuem a verificação de dois passos que confirmem que são realmente eles com uma simples autenticação através de um prompt do Google em seu telefone, sempre que fizerem login. Em breve começaremos a inscrever automaticamente os usuários nesse recurso se suas contas estiverem devidamente configuradas”, escreveu Risher no blog oficial do Google.

A autenticação de dois fatores, também conhecida como autenticação multifator ou verificação em duas etapas, é um mecanismo de segurança amplamente adotado não apenas pelo Google, mas por quase todas as empresas. O recurso exige que você utilize um segundo método para fazer login na conta de um determinado serviço. Po exemplo, ao acessar seu Gmail em um computador, com a verificação em duas etapas você precisa usar um celular ou dispositivo secundário para confirmar que é você quem está tentando abrir o e-mail.

Assine a newsletter do Gizmodo

Você pode visualizar mais informações sobre o processo de autenticação dupla do Google acessando a página e Verificação de segurança.

[Google, Vice]