Google oferece R$ 4 milhões a startups brasileiras; conheça as escolhidas
O Google anunciou esta semana o Launchpad Accelerator, programa de seis meses que ajudará startups na Indonésia, Índia e Brasil a criar apps e negócios de qualidade.
Em 2016, quinze empresas brasileiras vão receber treinamento no Vale do Silício e dividir entre si até US$ 1 milhão em dinheiro (cerca de R$ 3,9 milhões) – e oito nomes já foram selecionados.
Em janeiro, essas startups ficarão por duas semanas no Vale do Silício. Quando voltarem ao Brasil, elas terão acesso a mentores, gerentes de produto e engenheiros do Google; mais um espaço de coworking no campus de São Paulo ou em escritórios parceiros.
Cada empresa receberá um financiamento sem contrapartida de US$ 50 mil – isto é, o Google não se tornará acionista delas – mais créditos de US$ 100 mil para gastar em produtos Google Cloud em um ano.
O Google planeja investir em pelo menos 15 startups brasileiras no ano que vem. Para a primeira fase, oito empresas foram escolhidas:
– ProDeaf e Hand Talk: ambas oferecem software que traduz texto e voz de português para Libras (língua brasileira de sinais)
– AgroSmart: uma plataforma que ajuda agricultores em suas plantações, como irrigação, detecção de pragas, aumento da produtividade, entre outros
– Qranio: app educacional que transforma o aprendizado em jogo, permitindo competir em um jogo de perguntas e respostas com outros usuários, e ganhar créditos virtuais para resgatar prêmios
– Elo7: maior site brasileiro de compra e venda de artesanato
– UpBeat Games: desenvolvedora de jogos para celular, no momento com os títulos Snowboard Racing e Witch Puzzle
– SuperPlayer: rádio online brasileira com estações e playlists personalizadas
– Cuponeria: empresa criada em 2011 que oferece cupons de desconto em lojas físicas e na internet
Se você tem uma startup e quer concorrer para uma vaga na próxima turma do Launchpad Accelerator, faça a inscrição pelo site g.co/LaunchpadAccelerator, que já está no ar. Basta responder a um questionário, que será analisado pelo Google nos EUA.
Para o primeiro semestre, o Google escolheu um total de 22 empresas no Brasil, Indonésia e Índia. No segundo semestre, eles querem selecionar mais vinte. Esses três países foram escolhidos por terem 670 milhões de pessoas que devem se tornar usuárias de smartphone até 2018.
Foto por Jeff Chiu/AP