Conheça o Chromecast: esta é a visão do Google para fazer o Chrome unir a experiência entre todas as muitas telas que temos. E claro que o foco dele é vídeo! Quem diria que um dongle de US$ 35 poderia mudar a forma de assistir vídeos para sempre?

O que temos aqui é um produto semelhante a uma set-top box, que se conecta à sua TV como um Roku, com uma função semelhante ao streaming do AirPlay.

O Chromecast, de acordo com o Google, terá praticamente um tempo de instalação próximo a zero. Basta colocar o pequeno dispositivo em forma de pendrive na sua TV, e você pode transferir sem fios o que estiver assistindo no seu computador, smartphone, tablet para a TV.

chromecast (2)

Por que usar o Chrome? É que ele funciona em todos os sistemas operacionais. Para torná-lo o mais simples possível, o Google adicionou um botão “Cast” na interface do YouTube, e você pode transmiti-lo para a tela sincronizada de sua escolha (por exemplo, no quarto ou sala de estar). E ele vai além do YouTube: todos os apps suportados terão o botão Cast. Na demonstração de hoje, vimos isto funcionar com o Netflix, Google Play Movies, Google TV e Google Music.

E o melhor de tudo: isso não é limitado a aplicações baseadas em serviços específicos, como o Netflix. A versão desktop do Chrome vai receber um botão Cast, para você transferir uma aba do Chrome para a sua TV com um clique.

Além disso, haverá um SDK para o Google Cast: isto significa que, basicamente, qualquer aplicativo ou dispositivo poderá utilizá-lo no futuro – basta implementar a função.

O Chromecast está disponível hoje através do Google Play por US$ 35, apenas nos EUA.

chromecast (1)