Google encontra solução para evitar ataques hackers: trabalhar offline

Limitar acesso à internet visa garantir que invasores não consigam acessar facilmente os servidores do Google e obter dados
EUA x Google: julgamento começa nesta terça (12); entenda o que está em jogo

O Google deu início a um novo plano para evitar ataques hackers. Para isso, alguns funcionários terão que trabalhar sem conexão a internet.

De acordo com a CNBC, a empresa selecionou, anteriormente, mais de 2.500 funcionários para participar do novo programa. 

De acordo com os materiais internos obtidos pela CNBC, o Google é um alvo frequente de ciberataques. Portanto, se o computador de algum funcionário do Google estiver sob risco, os invasores podem obter acesso a dados de usuários e códigos de infraestrutura.

Assim, desligando a maioria do acesso à internet, a empresa quer garantir que invasores não consigam acessar facilmente os servidores do Google e obter dados. 

No entanto, após feedbacks, o Google reformulou o plano e deu a opção de escolha aos funcionários, além de abrir para a inscrição de voluntários.

Desse modo, a gigante da tecnologia desativará o acesso à internet em certos desktops, possibilitando apenas ferramentas online do Google, como o Google Drive e o Gmail. Os funcionários que precisam usar a internet em seus trabalhos terão também outras exceções. 

Além disso, alguns funcionários não terão acesso root, o que significa que eles não poderão executar comandos administrativos ou instalar softwares. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas