Google enfrenta processo por monopólio nos Estados Unidos; entenda

Segundo a Justiça dos EUA, o Google criou um cenário em que os sites recebem menos e os anunciantes mais do que deveriam, favorecendo o domínio da empresa no segmento
Projeto secreto do Google quer criar IA que escreve e conserta códigos de computador
Imagem: Thomas Hawk/Flickr/Reprodução

Depois de registrar crescimento abaixo do esperado, a Alphabet, empresa que controla o Google, anunciou a demissão de 12 mil funcionários. Em meio a uma crise que se estende a todo o mercado de tecnologia, a empresa tem uma nova dor de cabeça — agora, com a Justiça dos EUA.

De acordo com informações da AFP, o Google foi processado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos na semana passada por “monopólio” do segmento de anúncios online. A principal acusação é que a big tech usa seu domínio no mercado de publicidade digital para levar vantagem sobre as concorrentes.

A Justiça afirma que a empresa exerce um monopólio ilegal por meio de uma estratégia pensada, que cria um cenário em que os sites recebem menos e os anunciantes mais do que deveriam, conjuntura na qual apenas o Google é acaba se beneficiando.

Assine a newsletter do Giz Brasil

“O Google corrompeu a concorrência legítima na indústria de tecnologia de anúncios ao se envolver em uma campanha sistemática para obter o controle da ampla gama de ferramentas de alta tecnologia usadas por editores, anunciantes e corretores, para facilitar a publicidade digital”, diz a acusação.

Esta ação é a oitava movida desde 2020 contra o Google nos EUA pelo mesmo motivo, mas é a primeira em que há participação de um órgão ligado ao governo americano — o que dá maior peso à acusação. O processo atual é movido, além do Departamento Nacional de Justiça, por mais oito estados: Califórnia, Colorado, Connecticut, Nova Jersey, Nova York, Rhode Island, Tennessee e Virginia.

A vice-procuradora-geral dos EUA, Lisa Monaco, afirmou que com a constante procura de maneiras de se beneficiar continuamente dentro do mercado, “o Google gerou grande prejuízo aos editores, anunciantes online e aos consumidores americanos”.

A publicidade online equivale a 80% das receitas totais do Google. Caso perca o processo, a empresa precisará reformular completamente seu nicho de mercado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas