O Google Fotos já possui algumas ferramentas de classificação automática de imagens que permite encontrar qualquer foto que você tirou, bastando uma simples busca. Agora, depois de alguns usuários terem notado uma nova ferramenta, o Google confirmou que o app terá a habilidade de encontrar imagens com base no texto contido na foto.

No Twitter, a conta oficial do Google Fotos anunciou que sua nova funcionalidade de busca por texto começará a ser liberada neste mês. Alguns usuários já possuem acesso ao recurso.

Você encontrou! A partir deste mês, estamos liberando uma função para buscar suas fotos a partir dos textos contidos nelas. Uma vez que você encontrar a foto que está procurando, clique no botão do Lens para copiar e colar rapidamente o texto. Toma essa, senhas de Wi-Fi impossíveis.

A adição da busca de texto no Google Fotos é uma atualização interessante por si só, mas combinada com o Google Lens, fica ainda melhor. Depois de buscar por texto no Fotos, você pode apertar o botão do Lens e copiar o texto de dentro da imagem e então colar em outro aplicativo, o que é algo útil para quando você precisa colar aquelas senhas gigantes que ficam na etiqueta do roteador, por exemplo. Deve ser ótimo para copiar trechos de livros para citações, também.

O Google Fotos consegue fazer isso utilizando a tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres) após você subir a imagem para a nuvem, escaneando suas fotos e criando classificações com o texto relacionado.

Então, da próxima vez que você procurar pela foto de um recibo, poderá simplesmente colocar o nome da empresa, em vez de rolar por centenas de fotos.

Uau, @googlephotos tem OCR para transformar capturas de tela em texto copiável/colável

A. Abra o Google Fotos e escolha capturas de tela.
B. Escolha a opção “Lens” [imagem 1]
C. Destaque o texto [imagem 2]
D. Escolha copiar/colar [imagem 3]

Boa, Google!

É algo bem simples. Pode ser que você, assim como eu, ainda não tenha acesso à atualização. O jeito é esperar o Google liberar a ferramenta para todo mundo, o que deve acontecer provavelmente dentro das próximas semanas.