_Tecnologia

Google I/O: o que esperar do evento da próxima semana

Que o Android 13 está chegando todo mundo sabe. Mas vazamentos e rumores indicam que ainda há mais por vir do evento, que acontece em 11 e 12 de maio

Google I/O

O Google I/O, próximo grande evento de lançamentos da Google, acontece nos dias 11 e 12 de maio. Nele, a gigante da tecnologia deve apresentar uma nova versão do sistema Android e, de acordo com algumas informações extraoficiais, um novo smartphone, um smartwatch para bater de frente com o Apple Watch e melhorias no app Google Home.

Não são esperadas grandes mudanças na nova versão do sistema operacional. A tendência é que o próximo Android seja otimizado para smartphones com telas maiores e receba uma versão melhorada do sistema de aviso sobre apps que estão consumindo muita energia.

Além disso, o Android 13 deve receber barra de pesquisa do Google com funcionalidades repaginadas, tecnologia bluetooth com gasto de energia mais eficiente e com menor consumo de bateria, além de alguns ícones com nova aparência.

Outra novidade do próximo Android é a necessidade de aplicativos pedirem permissão para enviar notificações aos usuários. O recurso deve funcionar de forma parecida com o que já está presente no iOS, sistema operacional dos iPhones.

Ao abrir o aplicativo, o usuário receberá uma notificação perguntando se deseja permitir que o programa instalado envie notificações. Caso o usuário recuse, o app não enviará nenhum aviso e nem terá notificações na barra de status.

Mais por vir

Alguns rumores indicam que o Google vai usar o evento para anunciar também uma nova versão do Wear OS, sistema operacional de smartwatches e também apresentar o Pixel Watch, uma alternativa ao relógio inteligente da Apple. Segundo alguns vazamentos, a intenção era lançar o relógio juntamente com o Google Pixel 6 no ano passado, mas acabou sendo adiado por um motivo ainda não revelado.

Falando em Pixel 6, o tradicional smartphone da empresa deve ganhar uma versão “menos poderosa”, mas com componentes que garantam um bom desempenho. Aparentemente, a ideia do “Pixel 6a” é disputar com smartphones de mais baratos dos concorrentes do Google.

O evento terá início às 14 horas, horário de Brasília, e será transmitido nos canais oficiais do Google. Para acompanhar basta salvar este link.

 

Sair da versão mobile