Há alguns meses, durante a conferência I/O, o Google anunciou dois apps para você se comunicar com seus contatos, e um deles foi enfim lançado hoje. O Duo permite fazer chamadas de vídeo e não muito mais do que isso.

Google está preparando um novo sistema operacional para smartphones e PCs



A ideia é “retirar a complexidade das chamadas de vídeo”. Você se cadastra com seu número de celular no Android ou iOS, vê quais de seus contatos também têm o app, e inicia a videochamada com eles.

Como explica o TechCrunch, a experiência de uso é realmente algo bem simples:

Você abre o app, sem a necessidade de uma conta do Google, e vê a câmera voltada para você. Na parte inferior, há uma lista de chamadas recentes e contatos frequentes, com outra guia que contém uma lista completa de contatos que têm ou não o Duo. Inicie uma chamada e ele entra em modo de tela cheia. Se a pessoa perder uma chamada, ela recebe uma notificação. É basicamente isso.

Há um recurso chamado Knock Knock que exibe vídeo ao vivo de quem está ligando antes de você atender. Todas as chamadas usam criptografia ponta-a-ponta.

Além disso, o Google promete que as chamadas se conectarão rápido e funcionarão bem mesmo em redes lentas. Do blog oficial:

A qualidade da chamada se ajusta às mudanças nas condições de rede para manter você conectado – quando a largura de banda for limitada, o Duo irá reduzir graciosamente a resolução para manter a chamada. E para chamadas de vídeo em movimento, o Duo irá alternar entre seu plano de dados e redes Wi-Fi automaticamente, sem deixar cair a sua chamada. Você pode começar a sua chamada em casa e continuar sem problemas mesmo após sair.

Não há nada muito além disso: não há como enviar mensagens de texto, nem fotos, nem arquivos – isso ficará a cargo do Allo, o outro app anunciado na Google I/O.

E o Hangouts, como fica nisso tudo? Nick Fox, vice-presidente de produtos de comunicação do Google, diz ao Engadget que a empresa vai dedicá-lo a empresas, em vez de usuários comuns. O Hangouts “vai focar cada vez mais em espaços de produtividade para colaboração em grupo nas empresas”, segundo Fox.

Inclusive, o recurso de livestreaming chamado Hangouts on Air será desativado em 12 de setembro: não será possível nem mesmo agendar novas transmissões ao vivo no Google+. A empresa sugere migrar para o YouTube Live.

O Duo será distribuído ao redor do mundo para Android e iOS ao longo dos próximos dias – talvez você não consiga baixá-lo por enquanto. O Allo ainda não está disponível, mas você pode fazer pré-registro na Play Store aqui.

[Official Google Blog via TechCrunch]