Google lança “Nearby Share” para compartilhamento entre Android e Windows
O Google anunciou o novo Nearby Share, recurso para facilitar o compartilhamento entre computadores com Windows 10 e 11 e smartphones Android.
O Nearby Share surgiu em 2020. Ele permite a transferência de arquivos por wi-fi, com emparelhamento por bluetooth entre celulares. Com o compartilhamento entre Androids e Windows, o bluetooth continua a ser necessário.
Para usar o aplicativo, bastar fazer o download no site do Android — no momento de fechamento desta matéria, ele ainda não está disponível na Microsoft Store. Entretanto, será necessário possuir um computador com Windows de 64 bits (não ARM) com bluetooth e wi-fi. Quanto ao celular, o recurso funciona a partir da versão 6 do Android.
Para compartilhar o arquivo, você pode arrastar e soltar no Windows ou usar o botão “compartilhar” do Android e, em seguida, “compartilhar nas proximidades”. É preciso aprovar manualmente todas as transferências no telefone e no PC. Outra possibilidade é, via Windows, configurar a aceitação automática de transferências entre seus próprios dispositivos, de seus contatos ou de qualquer pessoa.
De acordo com o Google, o usuário pode transferir “fotos, vídeos, documentos, arquivos de áudio ou pastas inteiras entre seu dispositivo Android e o PC com Windows”. O programa está em versão beta, disponível para testagem em diversos países, incluindo o Brasil.
Com informações de Ars Technica.