Na última sexta-feira (16), o Google começou a liberar a prévia do Android 15 para desenvolvedores. Segundo a empresa, o foco desta versão é aprimorar a comunicação entre hardware e software. Com isso, é possível competir com a Apple, que, hoje entrega a melhor integração entre um celular — o iPhone — e seu sistema operacional — o iOS.
Segundo o cronograma oficial divulgado pelo Google, as primeiras versões beta do Android 15 chegam ao público entre os meses de março e abril. Depois, entre junho e julho, a empresa vai focar na estabilidade do sistema operacional. O lançamento final irá acontecer em algum momento, a partir de agosto.
As novidades do Android 15
Entre as promessas do Google para o Android 15 estão diversas atualizações na API Android Dynamic Performance Framework (ADPF). Esse conjunto de ferramentas otimiza jogos com base nos recursos dinâmicos de gerenciamento de temperatura, CPU e GPU de cada dispositivo.
O Google ainda deve incluir melhorias em privacidade, como a mais recente versão do Privacy Sandbox. O recurso — que faz parte da promessa da empresa de aposentar os cookies em seus produtos — é um conjunto de APIs que rastreia o comportamento online dos usuários, mas de maneira anônima.
Além do foco em otimização e privacidade, a empresa pretende incluir recursos inéditos no Android 15, como gravação e compartilhamento parcial da tela, e mais opções de monitoramento de saúde no aplicativo Conexão Saúde.
O sistema ainda vai melhorar a integração das câmeras dos celulares com aplicativos de terceiros (algo que a Samsung já está fazendo nos modelos da linha Galaxy S24). Será possível, por exemplo, controlar o brilho da imagem na prévia da câmera, assim como a intensidade do flash.
Por fim, o Android 15 promete oferecer mais possibilidades de uso de inteligência artificial no sistema operacional por todas as fabricantes de celulares.
O Android 15 está em desenvolvimento, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano. Por enquanto, o programa Android Beta não pode ser acessado pelo público. Como mencionamos anteriormente, as primeiras versões de teste começam a sair entre os meses de março e abril.