Tecnologia

Google cumpre promessa e começa a aposentar os cookies no Chrome

Cookies de terceiros serão substituídos por nova API do Google chamada Privacy Sandbox
Imagem: Pixabay/Reprodução

O Google começou a encerrar o suporte a cookies de terceiros no Chrome, como havia prometido no início de 2023. A mudança está em testes para uma parcela de 30 milhões de usuários do navegador web ao redor do mundo. Até o segundo semestre deste ano, a empresa quer desativar o recurso para todas as pessoas.

Os cookies têm função de rastrear o comportamento online dos usuários. São eles, por exemplo, que decidem quais propagandas vão aparecer em sites, de acordo com o perfil e histórico de navegação de cada pessoa. Além disso, as informações podem ser carregadas para outros dispositivos, como celulares e tablets.

Desde os anos 1990, os cookies fazem parte do ecossistema da Internet. A iniciativa do Google marca uma grande alteração no sistema e deve alterar bastante o funcionamento de comércio online, já que o Chrome é o navegador mais usado no mundo, seguido do Safari e do Edge. Essa informação é do StatCounter.

Ranking de navegadores em 2024

Chrome é o navegador mais utilizado no mundo (Imagem: StatCounter/Reprodução)

O encerramento do suporte aos cookies de terceiros vai acontecer em duas etapas. A primeira fase é um teste chamado “Proteção de Rastreamento”, que está em execução desde o início de 2024 para 30 milhões de pessoas – cerca de 1% da base de usuários do Chrome.

Até o segundo semestre deste ano, o Google quer expandir a primeira fase para incluir todos os usuários do navegador web. Em seguida, a empresa irá implementar um novo recurso baseado na “Privacy Sandbox” para substituir os cookies, porém com maior foco na privacidade.

Afinal, o que é a Privacy Sandbox do Google?

No lugar dos cookies, o Google vai implementar a Privacy Sandbox — um conjunto de APIs que ainda irá rastrear o comportamento online dos usuários, mas de maneira anônima.

Conforme os usuários utilizam o Chrome, o navegador irá categorizá-los em perfis que englobam grupos de pessoas com interesses parecidos. Somente a informação desses perfis poderá ser vista pelas empresas, em vez dos dados específicos de cada pessoa.

Na prática, funciona assim: hoje, quando você acessa um site de artigos esportivos, as empresas de publicidade conseguem saber as modalidades praticadas, o tamanho das peças de roupa que cada pessoa usa e até preferências de equipamentos.

Com o Privacy Sandbox, a ideia do Google é fazer com que as empresas saibam apenas que você tem interesse em um tipo de esporte específico. Assim, ainda é possível gerar propagandas direcionadas, mas protegendo informações mais sensíveis dos usuários.

Vale mencionar que o navegador da Apple — o Safari —, assim como o Firefox, da Mozilla, abriram mão dos cookies de terceiros no passado.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

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