Sei que ainda estamos em tempo de pandemia, e gostaria muito que todos não precisassem sair de casa. Mas se mesmo assim você tem de pegar transporte público, o Google Maps traz uma novidade: o serviço agora mostra se o ônibus, trem ou metrô que você está esperando está cheio ou não. As atualizações já estão disponíveis, tanto na versão desktop quanto no aplicativo para iOS e Android.

Toda vez que você inserir um endereço de destino no Maps, for até a seção de transporte público na aba de trajetos e selecionar uma rota, o app mostrará como está a lotação do veículo. Por se tratar de uma função nova, ao pesquisar alguns trajetos no meu celular não encontrei nenhuma tag fixa que mostrasse se um ônibus estava muito ocupado.

Captura de tela: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

É aí que entra o fator colaborativo do Maps, pois o próprio Google sugere que os usuários ajudem com informações. Nesse sentido, há uma opção chamada “Como está o veículo?”, que traz algumas sugestões de como está o ônibus, trem ou metrô que você está circulando. Você pode destacar se há bancos para sentar, como está a temperatura, se tem algum tipo de acessibilidade, se tem câmeras de segurança e se há um espaço somente para mulheres.

O Google destaca nessa página que todo o conteúdo enviado é público. E a ideia é mesmo essa, pois garante que o aplicativo se mantenha atualizado em tempo real e o mais rápido possível. De acordo com a companhia, o serviço de mapas recebe mais de 50 milhões de updates todos os dias.

Além do update no transporte público, o Google está trazendo ao Maps mais dois recursos focados no monitoramento dos casos de COVID-19. O primeiro é um novo layout que mostra informações sobre o número total de casos detectados em uma área para cada 100 mil habitantes, com links rápidos para serviços prestados por autoridades locais sobre o novo coronavírus. Essa função já tinha sido lançada há pouco menos de um mês — a diferença é que agora ela está mais completa e passa a exibir o número total de mortes e tendência de crescimento ou recuo do vírus nos últimos sete dias.

A segunda novidade no Maps é a possibilidade de visualizar informações sobre reservas em restaurantes ou a situação de pedidos feitos em apps de entrega usando o Maps. O aplicativo te avisará a hora exata de ir ao restaurante ou de esperar a entrega na porta de casa.

[Google]