As rotas de transporte público no Google Maps são extremamente úteis, tanto para quem conhece a cidade, como para quem está apenas de visita. E graças à Copa do Mundo, o serviço está disponível em mais lugares: todas as doze cidades-sede agora têm Google Transit.

O blog oficial do Google Brasil avisa que Salvador, Brasília, Manaus, Recife, Natal e Cuiabá agora exibem rotas de ônibus municipais e, onde houver, trens e metrô. Isso funciona no Maps para desktop, Android e iOS.

São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte contam há tempos com rotas de transporte público no Maps. Em junho de 2013, foi a vez de Curitiba; e em janeiro desde ano, Fortaleza e Porto Alegre passaram a exibir rotas de ônibus e metrô.

O Google Transit está disponível em 22 cidades brasileiras. Completam a lista: Goiânia, Guarulhos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos, Mogi das Cruzes, Blumenau, Brusque e Itajaí. Os mapas também oferecem rotas de ônibus intermunicipais que ligam 800 cidades do país.

Sempre é bom lembrar: quem coloca as rotas de transporte público no Maps são as agências de transporte, não o Google. Caso o recurso não esteja disponível nos mapas da sua cidade, o jeito é cobrar das empresas locais de ônibus/trem/metrô. Elas não precisam pagar nada (e nem são pagas por isso): basta acessar este site e seguir as instruções em português.

No mundo, o Google Transit está presente em mais de 2.800 cidades. [Blog do Google Brasil]