Circulava um rumor de que o Google Now – o assistente pessoal super-útil do Google – chegaria ao iOS, e hoje vemos que ele era mesmo real. A partir de hoje, o Now está integrado ao app Pesquisa Google para iPhone e iPad.

O Google Now, para quem não conhece, é um app que estreou no Android 4.1 Jelly Bean em junho. Ele se destaca por dar informações que você deseja antes mesmo de você perguntar.



O Now não é perfeito, mas evoluiu bastante desde seu lançamento, e vem se tornando excelente. Ele avisa quando você precisa sair para o seu próximo compromisso, e dá orientações para chegar até lá. Ele mostra a previsão do tempo e, quando você viaja, ele exibe locais de interesse próximos e até ajuda a traduzir idiomas e converter moedas. A informação aparece em pequenos cartões (e nas notificações, se você assim desejar) que são fáceis de ler e de descartar. Você decide quais informações pessoais vai liberar para ele – mas quanto mais acesso você dá, mais ele pode fazer.

O Google Now agora faz parte do app Google Search para iOS. Basta baixar o app (ou a atualização, se você já o tiver) e fazer login na sua conta do Google. Então você pode configurá-lo o quanto quiser. Ele terá quase toda a mesma funcionalidade que a versão para Android, mas algumas coisas lhe faltarão no lançamento: ele ainda não gerencia seus cartões de embarque, eventos, shows, tópicos de pesquisa, eventos próximos e algumas outras coisas – mas isto provavelmente será adicionado em breve.

Tudo o resto é exatamente como você veria no Jelly Bean, mesmo que não seja uma experiência tão integrada quanto no Android – onde o Now roda constantemente em segundo plano, e sempre está a um toque de distância. No iOS, ele fica fechado no Google Search, então você precisa abrir o app para ter acesso a ele. Ainda assim, melhor tê-lo em parte do que não ter, certo?

Talvez você pense que o Google deveria guardar certas funcionalidades só para os usuários do Android. Mas o objetivo do Google é vender o Google como um todo, não só o Android. E apesar de o Now fornecer muita informação útil, ele também dá ao Google acesso a muitos dados de geolocalização e preferências pessoais que vão tornar mais fácil oferecer anúncios altamente relevantes em cada plataforma.

Isto também se encaixa bem com os rumores de que o Now pode chegar à página inicial do Google para usuários logados (o que seria fantástico). O Google só quer que você use seus produtos, e topa oferecer um monte de coisas boas para manter você usando, independentemente do seu smartphone, computador ou navegador.

Usuários do iOS podem obter o Now através de uma atualização do Pesquisa Google na App Store a partir de hoje. Experimente e veja o que você acha. Pode demorar alguns dias para que ele aprenda as suas preferências, e entenda quais informações são importantes para você, mas depois que isso acontecer, você vai se perguntar como vivia sem ele. [iTunes]