Durante o evento I/O, o Google apresentou seu serviço de streaming de música: o Play Music All Access. Por US$7,99 ao mês, você tem acesso a 20 milhões de faixas na web e em dispositivos Android. Por enquanto, o serviço está disponível apenas nos EUA, mas você pode experimentá-lo no Brasil.

O Mobilidade.fm (ex-EuAndroid) preparou um tutorial e mostra como é simples usar o Play Music All Access por aqui. De quebra, você ainda pode usar o Google Music, para enviar e guardar até 20.000 músicas na nuvem.

Para usar o serviço, você precisará de um cartão de crédito internacional (pode ser emitido no Brasil); a extensão ProxMate para Chrome ou Firefox; e um endereço qualquer nos EUA. Sério, é basicamente isso.

Primeiro, arranje um endereço americano. Este site tem uma lista com quinze opções; mas em tese, você poderia abrir o Google Maps, clicar em qualquer ponto nos EUA e escolher o endereço.

Agora, baixe e instale o ProxMate. Já mencionamos esta extensão antes, que permite acessar vídeos do YouTube e Hulu que só estão disponíveis nos EUA. Ele também permite acesso ao Google Music.

Depois, vá até o site do Google Wallet. Se você ainda não tem uma conta, crie-a agora. Coloque seus dados do cartão e – aqui está o truque – clique em “Brasil” e troque sua localização para “Estados Unidos”. Insira o ZIP code do endereço que você escolheu – são cinco números.

wallet1

 

E para quem já tem cadastro no Wallet? Faça assim: clique em “Forma de pagamento” e depois em “Editar”. Agora coloque o endereço dos EUA no cadastro. Coloque também um número de telefone (pode ser o seu).

wallet2

wallet3

 

Feito isto, vá até o Google Music. Clique em “Agree and Next”, e surgirá a opção do All Access. Clique em “Start Free Trial”. Surge uma tela do Google Wallet: clique em “Buy”. Pronto! (Agora você pode remover o ProxMate se quiser.)

playmusic2b

 

Agora é só procurar os artistas e músicas que você gosta, e clicar nas músicas para tocá-las, adicioná-las à lista de reprodução…

playmusic5

 

… ou criar rádios personalizadas a partir de uma música.

playmusic6-radio

playmusic7

 

O All Access também funciona em dispositivos Android no Brasil. Basta instalar o Play Music, selecionar sua conta e pronto. Não é preciso usar VPN ou algo do tipo.

playmusic-android1

 

Você também pode salvar músicas para ouvir offline no smartphone ou tablet, mas não é muito intuitivo. Após escolher a música ou álbum, toque no botão “…”, depois em “Adic. a Minha Biblioteca”. Então vá até a Biblioteca, toque na música/álbum e depois no botão de tachinha. (Você também pode fazer o mesmo com playlists.)

playmusic-android2

À medida que você ouve músicas, o Google Music aprende seu gosto e recomenda artistas e faixas na seção “Listen Now” (Ouvir Agora). Você pode dar “joinha” para músicas; se não gostar, clique no “thumbs down” e o Music não vai mais recomendá-la para você.

Para enviar suas músicas ao Google Music e guardá-las na nuvem, você precisa baixar o Music Manager. Depois, você poderá acessar até 20.000 músicas via streaming a partir de qualquer computador ou dispositivo Android.

Você terá 30 dias grátis de serviço; depois, seu cartão será cobrado US$7,99 ao mês. Para cancelar o serviço, clique na engrenagem no canto superior direito, escolha “Music Settings” e depois clique em “Cancel”.

É possível, claro, que o Google bloqueie o acesso através desse esquema, já que o serviço foi pensado apenas para os EUA. Mas, por enquanto, podemos aproveitar e experimentar o All Access. O que você achou? [Mobilidade.fm; valeu, S_Xenon!]