Google removeu 6 bilhões de links por direitos autorais nos últimos 10 anos
Recentemente o Google divulgou um relatório que revela alguns dados interessantes sobre os esforços da empresa para remover pirataria dos resultados de seus mecanismos de pesquisa.
De acordo com o documento, o Google removeu cerca de 6 bilhões de links por violação de direitos autorais nos últimos dez anos,. Os links continham conteúdos como episódios de séries, filmes ou uso indevido de músicas no YouTube.
A gigante da tecnologia continua removendo mais de um milhão de URLs diariamente, no entanto, os números podem cair em relatórios futuros, já que as denúncias envolvendo direitos autorais têm caído consideravelmente.
Nos últimos anos, Google passou a adotar uma postura mais radical sobre o tema e têm removido links que ainda nem foram indexados pelo mecanismo de busca.
Outra medida que a empresa vem tomando para coibir a atividade pirata na internet é limitar o alcance de sites com recorrentes na infração de pirataria, além de, a depender da gravidade e da infração, remover completamente qualquer link relacionado a esses domínios dos resultados de pesquisa.
Nos últimos anos, a gigante da tecnologia tem sido bem vista por empresas e também representantes legais sobre as diretrizes e punições aplicadas a quem infringe as diretrizes de direitos autorais. Na última década, o Google fez alguns movimentos craram a fama de linha dura com relação a violações relacionadas a direitos autorais.
Em 2018, o Google inaugurou uma lista de restrição que concentra uma série de domínios infratores. Qualquer nova URL nova dos sites da lista é automaticamente excluído de indexação no das páginas de resultados da plataforma de busca.