Tecnologia

Google se inspira no Tinder e lança função para dar “match” em roupas

Por meio de inteligência artificial, Google vai usar “likes” dos usuários para recomendar roupas que mais combinam com eles, como no Tinder
Imagem: Maxence Pira/Unsplash/Reprodução

O Google buscou iunspiração no Tinder para criar um novo recurso de recomendação de roupas no buscador. A ideia é permitir aos usuários deslizarem imagens de produtos de moda para a direita ou para a esquerda, a fim de receber recomendações personalizadas de itens, conforme o gosto pessoal.

Ao pesquisar por itens de vestuário específicos, como “camisa polo masculina”, o aplicativo do Google mostra uma nova seção chamadas “recomendações de estilo”. Lá, é possível classificas os resultados com um joinha para cima ou para baixo, ou deslizando para a esquerda ou para a direita, como no Tinder.

Caso não tenha certeza sobre o produto, também é possível pular o resultado. Depois de classificar um certo número de produtos, o Google vai passar a exibir resultados personalizados, de acordo com os itens avaliados de forma positiva.

Nova função do Google funciona tipo Tinder

Imagem: Google/Divulgação

Mesmo se não encontrar a roupa perfeita, o Google dá a opção de classificar mais itens para exibir resultados diferentes. Vale mencionar que o buscador armazena as preferências. Portanto, ao pesquisar novamente por camisa polo masculina, vão aparecer recomendações de produtos com base nos gostos indicados anteriormente.

Em situações nas quais o usuário classifica um produto positivamente por engano, o Google permite gerenciar as preferências em um menu dedicado. Basta tocar nos três pontos, ao lado de um resultado, e selecionar a opção “sobre este resultado”.

“Tinder de roupas” do Google pode ser solução para fim dos cookies

A nova função de dar “match” em roupas pode ser uma forma do Google fazer sugestões personalizadas, sem depender dos cookies do navegador. No início deste ano, a empresa começou a encerrar o suporte a cookies de terceiros no Chrome, como havia prometido no início de 2023.

Os cookies têm função de rastrear o comportamento online dos usuários. São eles, por exemplo, que decidem quais propagandas vão aparecer em sites, de acordo com o perfil e histórico de navegação de cada pessoa.

Ao indicar os produtos preferidos, o Google tem acesso aos gostos dos usuários, sem rastreá-los por completo.

Por enquanto, o recurso está disponível para usuários do Google nos EUA e ainda não há previsão de lançamento para outros países. A ferramenta pode ser acessada pelo aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS).

Google quer melhorar experiência de compra com IA

Essa atualização de recomendações de roupa chega para fortalecer o Google em meio à competição de desenvolvimento de recursos alimentados por inteligência artificial. Na corrida, também estão presentes empresas como Amazon e Walmart, que trabalham para aprimorar a experiência de compra dos usuários.

Segundo o Google, as pessoas compram pelo buscador mais de um bilhão de vezes por dia e veem mais de 4,5 bilhões de produtos nos resultados. A empresa ainda revelou que atualiza mais de dois bilhões de anúncios a cada hora com as informações mais recentes sobre preços, disponibilidade em estoque e detalhes de envio.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

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