Google solta pacote para combater desinformação nas eleições no Brasil
O Google anunciou na última quinta-feira (11) um pacote de recursos para combater a desinformação durante as eleições no Brasil. Os ajustes se voltam, principalmente, para a pesquisa de usuários, disse a big tech, em comunicado.
O 1º recurso já está disponível: o resultado da pesquisa mostrará quando não há informações confiáveis sobre determinado assunto. A ferramenta deve ser mais útil em acontecimentos recentes ainda não apurados por autoridades ou veículos jornalísticos, por exemplo.
Nesses casos, o Google alertará sobre a situação e orientará o usuário a pesquisar novamente mais tarde. Mas fique atento: mesmo com o alerta, publicações de fontes não confiáveis vão continuar aparecendo na busca.
Outro recurso, ainda não lançado por aqui, é o “Sobre esta página”. O segmento permite que o usuário acesse informações sobre o site antes mesmo de clicar nele. Ali estarão informações sobre as fontes (se há variedade ou não, por exemplo) e quais as avaliações online.
Esse recurso, que ainda não chegou no Brasil, já funciona em 7 idiomas – além do inglês: alemão, espanhol, francês, holandês, indonésio, italiano e japonês. Em breve, ganhará a versão em português.
O último recurso é a melhoria dos trechos em destaque nas buscas — espaços que aparecem por primeiro por serem “a melhor resposta” às perguntas feitas na plataforma.
A mudança é que o Google deixará de destacar um trecho caso a pergunta não tem uma resposta consenso. Essa funcionalidade ainda não tem previsão para funcionar no país.
O Google também anunciou que vai investir em programas de educação sobre desinformação no país. Uma das medidas é a promoção de um currículo sobre “alfabetização informacional” para professores.