Google terá recurso “máquina do tempo” para mostrar sites antigos
O Google está disponibilizando links para acesso a páginas arquivadas da internet diretamente nos resultados de busca. A novidade não é exatamente uma surpresa, uma vez que, no início do ano, a gigante da tecnologia já havia sinalizado que estava estudando uma integração com o Wayback Machine.
Como ver os sites antigos no Google
Agora, para acessar versões antigas de páginas de websites basta tocar nos três pontos que aparecem ao lado do resultado. E, em seguida, procurar a seção “Sobre esta página” e, em seguida, “Mais sobre esta página”, para ter acesso ao link com arquivos.
O WayBack Machine é uma das principais ferramentas do Internet Archive, organização sem fins lucrativos que advoga pela preservação dos conteúdos disponíveis no ambiente digital. A entidade foi fundada em 1996, na Califórnia, Estados Unidos, e é uma das principais referências no trabalho de conservar a história da internet.
Em uma postagem no blog do Internet Archive, Mark Graham, atual diretor da organização celebrou a parceria com a gigante das buscas:
“Esta cápsula do tempo digital transforma nossa navegação ‘somente agora’ em uma jornada pela história da internet. Agora, está a apenas um clique dos resultados de pesquisa do Google, abrindo um portal para uma web mais completa e rica — uma que lembra o que os outros esqueceram”
Pixel 9 e Pixel Watch 3: os novos recursos de IA nos dispositivos do Google
Made By Google: IA Gemini apresenta erros ao vivo em evento da empresa
Ao 9to5Google, o Google confirmou a liberaçãpo da nova atualização e ressaltou a importância do acesso às versões anteriores de páginas da internet.
“Sabemos que muitas pessoas, incluindo aquelas na comunidade de pesquisa, valorizam poder ver versões anteriores de páginas da web quando disponíveis. É por isso que adicionamos links para o Wayback Machine do Internet Archive ao nosso recurso ‘Sobre esta página’, para dar às pessoas um contexto rápido e tornar essas informações úteis facilmente acessíveis por meio da Pesquisa”