Você consegue ver o mundo inteiro usando o Google Earth. Mas para ver as mudanças na superfície do planeta ao longo dos anos, é preciso voltar ao passado. E, com a ajuda de alguns parceiros, o Google conseguiu fazer isto.

Conheça o projeto Timelapse: um conjunto de imagens que mostram a evolução, de 1984 até 2012, de áreas como Las Vegas, Dubai e até a floresta amazônica.

O mapa interativo, feito em HTML5, permite dar e tirar zoom de certas áreas, e ver como elas mudaram ao longo do tempo. O Google trabalhou com a revista Time, a NASA e o U.S. Geological Survey para obter as imagens do passado e elaborar o projeto.

Você também pode ver alguns dos timelapses em formato GIF nesta galeria do Google+. Lá você verá coisas bacanas – como a expansão da costa de Dubai – e outras um tanto preocupantes, como o recuo das geleiras no Alasca, e o desmatamento da floresta amazônica no Brasil.

É um projeto bem interessante, movido pelo Google Earth Engine, que analisou mais de 2 milhões de imagens (capturadas por satélites Landsat) para escolher só as melhores fotos da Terra. Depois, para cada ano, o Google gerou uma imagem de 1,78 terapixel.

Para criar o projeto, o Google teve que vasculhar 909 terabytes de dados. Para usar o Timelapse, no entanto, é simples – basta clicar no link a seguir: [Google Timelapse via Official Google Blog via TechCrunch]

Dubai Coastal Expansion Brazilian Amazon Deforestation