Teclado virtual, Swype e os velhos e táteis QWERTY físicos a la BlackBerry formam uma disputa acirrada quando o assunto é velocidade de digitação, mas se você colocar a voz no meio, ela vence com as duas mãos amarradas — afinal, falar é mais rápido do que qualquer método de inserção de dados manual. O Google sabe disso e, há pouco, anunciou uma nova versão do Voice Search com suporte a 13 novos idiomas.

Os novos idiomas são: basco, búlgaro, catalão, português europeu, finlandês, galego, húngaro, islandês, norueguês, romeno, sérvio, eslovaco e sueco. Eles se somam aos outros 29 que já existiam no app, totalizando 42 no total. Com essa adição, o Google estima que mais 100 milhões de pessoas poderão conversar com seus smartphones usando o idioma nativo. Um alento para quem não tem amigos, né?

No blog oficial do Android, a empresa conta a dificuldade que é incorporar um novo idioma:

“Cada novo idioma geralmente exige que nós inicialmente coletemos centenas de milhares de declarações de voluntários e, embora estejamos trabalhando no reconhecimento de voz há vários anos, acrescentar esses novos idiomas leva nossos engenheiros e cientistas a enfrentar alguns desafios únicos. Enquanto idiomas como o romeno seguem regras de pronúncia previsíveis, outros, como o sueco, pedem que nós recrutemos falantes nativos para nos prover com as pronúncias de milhares de palavras. Nossos cientistas, então, criam um sistema de aprendizagem de máquina baseados naqueles dados para prever como todas as outras palavras do sueco podem ser pronunciadas.”

Isso talvez explique o por quê do nosso português, do Brasil, ter ficado de fora. Ou não. Infelizmente ainda não chegou a hora em que poderemos falar o bom português brasileiro usando um Android, mas assim que o novo Voice Search for disponibilizado (o Google o promete para “as próximas semanas”), faremos uns testes aqui para ver se a versão de Portugal compreende bem os sotaques brasileiros, ora pois.

Atualização: Ora pois, que rolo! Parece que trocamos as bolas por aqui — o que ainda não existe em português do Brasil são as Voice Actions, aka “Siri do Android”. De novo mesmo e já confirmado pelo Google, só os novos idiomas para o reconhecimento de voz — que, como alguns leitores apontaram, já existe em português do Brasil. Estamos tentando descobrir se essa atualização trará alguma coisa extra, se expandirá as Voice Actions para novos idiomas etc. Desculpem a falha e aguardem mais atualizações caso a gente descubra alguma coisa. [Blog oficial do Android]