O que o Brasil mais procurou no Google em 2014
Fim de ano é aquela coisa: sempre tem enfeites e propagandas natalinas, peladas do tipo “amigos do fulano X amigos do ciclano”, listas dos melhores em vários segmentos e, claro, o Google Zeitgeist, aquele apanhado que o maior buscador do mundo faz das pesquisas mais populares do ano. Os resultados de 2014 acabaram de sair do forno.
Estas são as dez pesquisas mais populares do Brasil durante o ano:
O Big Brother Brasil continua forte: a décima quarta edição do reality show (BBB14) levantou o caneco pelo segundo ano consecutivo e foi o termo mais pesquisado no Google em 2014. O Enem, que em 2013 havia ficado fora do pódio, em quarto lugar, saltou para a segunda posição. Com o bronze, Amor à Vida – pelo que pesquisei aqui é uma novela da Globo.
Termos que bombaram no Twitter, como Eleições (4º) e Copa do Mundo (8º), também marcaram presença no ranking. E o pessoal que usa o Google, ou seja, praticamente todo mundo com acesso à Internet, também demonstrou bastante interesse pelo acesso ao ensino superior – Sisu e ProUni foram o nono e décimo termos mais buscados.
Imagino que em grande parte por incredulidade, iPhone 6 (6º) e Lepo Lepo (7º) também asseguraram seus lugares na lista. E a única tragédia que consta é o candidato à presidência Eduardo Campos (5º), morto em um acidente de avião durante o período eleitoral.
Aliás, é um bom exercício comparar o ranking brasileiro com o internacional:
O único termo que aparece nas duas listas é a Copa do Mundo (nesta, em 2º lugar). Em todo o planeta, o tema mais pesquisado no Google foi Robin Williams, o grande ator de filmes sensacionais como Uma Babá Quase Perfeita, Patch Adams e Gênio Indomável, que faleceu em agosto.
Como costuma fazer, o Google também liberou alguns rankings específicos. E as brasileiras brilharam!
O filme mais popular nas pesquisas feitas aqui, por exemplo, foi Annabelle, provavelmente pela polêmica em torno da produção e as proibições de sua veiculação em alguns outros países. Ficou à frente de Frozen, o fenômeno de crítica (e merchandising) da Disney.
No ranking de apps, o Secret desbancou a todos – novamente, a proibição da sua distribuição no Brasil e toda a polêmica em torno dele deve ter ajudado a aumentar o interesse nas buscas. O WhatsApp ficou em segundo nessa lista, mas na específica do Google Play não teve para ninguém e ele faturou a primeira posição, seguido de Facebook, Facebook Messenger e Instagram – ou seja, o Facebook dominou a loja de apps do Google em 2014. Atrás dele, de curioso tivemos o Antivírus Acelerador & Limpeza (?) em quarto, e o Mobile Security & Antivírus, em oitavo. Por que as pessoas estão tão desconfiadas de vírus em seus smartphones e tablets Android?
E o que dizer da categoria “Como…”? Os três primeiros resultados:
- …ganhar dinheiro
- …perder barriga
- …tirar print
O brasileiro é sensacional. E meio inacreditável às vezes. Muita vezes, na verdade. Sério mesmo que a maior fonte de dúvidas na cozinha é sobre como preparar… arroz?
Além do já tradicional vídeo bacana que você conferiu ali em cima, o Google preparou uma página caprichada contextualizando as principais pesquisas do ano. Está bonita, e vale a visita. [Pesquisa do ano via O blog do Google]