A GoPro está dando outra chance à câmera 360, desta vez com a Hero Max, uma câmera de lente dupla de US$ 500 que a empresa jura ser um dispositivo muito mais fácil de usar do que sua versão anterior para consumidor, a GoPro Fusion.

É justo dizer que o vídeo panorâmico de 360 ​​graus até agora não conseguiu se destacar no mainstream. O recurso é um pouco estranho e menos direto do que as câmeras que fotografam em apenas uma direção – não existem muitas situações típicas em que você realmente precisa fotografar em 360 graus. Você precisa sair e encontrá-la ou criar essas situações intencionalmente, e é por isso que a Max, um descendente da câmera Fusion 360 da GoPro de 2017, está mirando os influenciadores, artistas e outros exibidos ​​entre nós.

Com duas lentes diferentes, a Hero Max é capaz de gravar vídeos panorâmicos em 360 graus e também no “modo Hero”, que inclui muitas das opções de captura que você obteria com a Hero8 Black que a empresa também anunciou nesta semana.

Diferentemente da Hero8 Black, a Max possui uma tela selfie, seis microfones para capturar “áudio espacial ambisônico” em vídeos em 360 e uma versão mais avançada da estabilização de imagem HyperSmooth do que você obterá na Hero8.

Em um evento para a imprensa no mês de agosto, o vice-presidente de gerenciamento e experiência do usuário da GoPro, Pablo Lema, chegou a afirmar que é a primeira estabilização de imagem que pode fazer com que as gravações feitas por uma câmera anexadas a um cão pareçam estáveis.

Ela também inclui um microfone embutido, quatro opções diferentes de lentes de disparo, incluindo Max SuperView extra-wide e recursos de fotos panorâmicas.

A Fusion, que foi a primeira câmera 360 da GoPro para consumidores, não era tão fácil de usar em comparação com uma GoPro padrão. Além disso, era necessário o uso de software de desktop para tornar utilizável a filmagem de 360 ​​graus. Com a Max, o processamento foi transferido para dentro da câmera e você pode editar e filmar completamente as imagens usando o aplicativo móvel GoPro totalmente reformulado. Ainda não tivemos a chance de testar a Max; portanto, teremos que esperar para ver se é realmente fácil.

Dado que a Hero Max custa apenas US$ 100 a mais que a Hero8 Black, vale a pena gastar uma grana extra para conseguir o que são efetivamente duas câmeras em uma? Bem, não necessariamente.

Por um lado, o “modo Hero” da Max carece de algumas opções que você terá na Hero8, como a captura em 4K. Em vez disso, ela atinge 1440p e 60 quadros por segundo. (Embora você receba o bônus de 5,6K a 30 quadros por segundo com a Max.)

Além disso, como Lema me explicou em agosto, a Max não é tão resistente quanto a Hero8. Ela ainda é à prova d’água, ainda pode ser amarrada a uma bicicleta de montanhismo ou snowboard e viajar montanha abaixo, mas ela não aguenta o desgaste extremo da maneira que a Hero8.

Portanto, a menos que você seja um vlogger ou simplesmente queira ficar viciado em seus vídeos, a Hero8 mais barata é provavelmente uma escolha melhor. Dito isto, se a facilidade de uso estiver realmente presente no novo aplicativo, pode valer a pena tentar a Max. O vídeo 360 parece incrivelmente legal e provavelmente pode fazer com que até mesmo férias chatas pareçam uma experiência muito melhor do que realmente é.

Se você não quiser esperar os reviews, a GoPro Max já está disponível para encomenda. Ela será lançada em 24 de outubro.