Gorilas inventam voz única para chamar cuidadores; veja vídeo

Até então, apenas chimpanzés e orangotangos haviam demonstrado a capacidade de desenvolver novos sons para serem utilizados em diferentes contextos
Gorilas aprendem vocalização única para chamar cuidadores
Imagem: Mira Meijer/Wikimedia Commons/Reprodução

Trabalhadores do Zoológico de Atlanta, nos Estados Unidos, notaram um comportamento curioso entre os gorilas-ocidentais-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla). Os primatas da subespécie pareciam usar uma vocalização única para chamar os cuidadores, a qual nunca era utilizada entre os animais do grupo. 

Sabe quando você tosse e espirra ao mesmo tempo? O som é similar a esse. No vídeo abaixo, é possível ver a gorila fêmea Sukari, de 24 anos, demonstrando o chamado. 

A vocalização chamou a atenção dos pesquisadores. Então, biólogos da Universidade da Geórgia, nos EUA, resolveram testar os primatas para confirmar se o som era realmente utilizado apenas na presença de humanos. 

Oito gorilas do zoológico foram colocados em três diferentes situações: na primeira, os animais eram postos em contato com um cuidador; na segunda, tinham apenas a visão de um alimento; e na terceira, estavam próximos de um cuidador que segurava um alimento. O animal sempre ficava separado da pessoa ou comida por uma grade.

Dessa forma, os cientistas confirmaram que os gorilas usavam a vocalização principalmente quando o humano estava segurando o alimento, sugerindo que o animal emitia o som para chamar a atenção do cuidador. Curiosamente, o mesmo chamado também foi detectado em outros zoológicos do EUA e Canadá.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Os cientistas ainda não sabem dizer se os grupos de gorila desenvolveram o som independentemente ou se o comportamento se espalhou apenas entre aqueles primatas capazes de aprender uns com os outros. 

De toda forma, o estudo publicado na revista Plos One evidencia que os gorilas são aprendizes vocais – ou seja, podem criar novos sons para novos contextos. Até então, apenas chimpanzés e orangotangos criados em cativeiro haviam demonstrado tal habilidade.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas