Tudo começou com um tweet inocente endereçado ao prefeito de Detroid. Uma ideia jogada ao vento, de que o Robocop seria um ótimo embaixador para a cidade e merecia uma estátua erguida em sua homenagem. O prefeito levou a sério e fez uma educada negativa pública à idei. Neste momento, neste preciso momento, a internet foi à loucura com a possibilidade. “Uma estátua do Robocop em Detroit seria muito fera yo, e nós podemos fazer isso!”, pensou a internet. E de fato: bastou uma página no Kickstarter, uma no Facebook e alguns dias para juntar a grana necessária.

O projeto foi orçado e custaria US$ 50.000. Logo foi erguida uma página do Kickstarter, um site cujo propósito é justamente fazer este meio de campo entre projetos que necessitam de fundos e doadores interessados em contribuir, pedindo a contribuição de qualquer um que passasse por ali. A ideia era boa demais para ser abandonada sem uma tentativa como esta. Hoje o valor pedido foi alcançado, e tudo indica que Detroit terá mesmo uma estátua do Robocop, graças à internet.

À luz do quão sensacional é isso, sob um ponto de vista puramente de um apreciador de cultura pop, deixo vossas senhorias com a seguinte questão: quais cidades no Brasil poderiam receber uma estátua incrível tipo essa? E de quem? [BoingBoing, Kickstarter]