Ciência

Gráfico revela cidades mais populosas do mundo; campeã é “desconhecida” e SP é a 14ª

No Brasil temos o exemplo de São Paulo, que lidera o ranking da América Latina de maiores cidades, mas nesta lista mundial fica em 14º lugar
Imagem: Joseph Chan/Unsplash/Reprodução

Estima-se que a população mundial esteja na casa dos 7,7 bilhões de pessoas. Dessas, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 55% vivam nas cidades.

whatsapp invite banner

Aqui no Brasil temos o exemplo de São Paulo, que lidera o ranking da América Latina de maiores cidades e fica em 14º lugar na lista mundial. Mas engana-se quem pensa que São Paulo é o máximo possível quando falamos em cidades enormes.

No entanto, se o Brasil que tem 200 milhões de habitantes consegue ter uma megalópole como São Paulo, a China e a Índia com suas populações acima de 1 bilhão mostram que o céu é o limite.

Usando dados oficiais e projeções, o Visual Capitalist preparou um infográfico que mostra o ranking global das maiores populações.

Gráfico mostra as maiores cidades do mundo. Imagem: Visual Capitalist/Reprodução

Com relação a lista, é possível ver que na Ásia onde as maiores concentrações populacionais estão. A tabela é dividida em três categorias: maiores por população, por cidade em si e por região metropolitana.

No caso da segunda categoria, de acordo com as Nações Unidas, uma cidade propriamente dita é “a única jurisdição política que contém o centro histórico da cidade”.

A cidade chinesa de Chongqing lidera esta métrica e tem uma fronteira administrativa do tamanho da Áustria, com uma população urbana de 32,1 milhões.

Na cidade chinesa, o seu famoso sistema de trens conta com 70 estações. O Aeroporto Internacional de Chongqing Jiangbei está entre os 50 aeroportos mais movimentados do mundo. Além disso, a cidade está entre os 50 principais centros de pesquisa científica do mundo.

Representante brasileiro

São Paulo, a única representante latina no top 15, conta com uma população ultrapassa a de Portugal (10,2 milhões) e é 2,2 vezes maior do que a Finlândia (10,2).

Além disso, segundo dados publicados em 2019 pela INRIX, líder mundial em análise de mobilidade, São Paulo teve o quinto pior trânsito do mundo em 2018. Neste ano, o paulistano gastou 154 horas no congestionamento, a uma velocidade média de 16 quilômetros por hora. A cidade ficou atrás de Moscou, Istambul, Bogotá e Cidade do México.

São Paulo é a única representante latina no top 15. Imagem: Cidade de SP/Reprodução

Os dados mostram ainda que o município abriga a terceira maior avenida do mundo: Avenida Sapopemba, com 45 quilômetros de extensão. É também a maior do estado de São Paulo e a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, com 58 quilômetros.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas