O Grande Colisor de Hádrons esteve bastante ocupado recentemente, provavelmente descobrindo o Bóson de Higgs, e definitivamente não destruindo o mundo. Ele provavelmente ganhou um pequeno tempo de descanso, certo? Pode apostar que sim, e é por isso que ele vai ser colocado em uma rápida soneca de dois anos.

Desde o dia 14, o LHC não está mais realizando nenhum teste e vai ficar assim por um tempo. E, durante o seu período desligado, técnicos vão polir seus bits para os próximos testes; não será exatamente um descanso relaxante. Depois das férias, o LHC deve estar preparado para realizar colisões com mais energia do que antes. Ele foi originalmente desenvolvido com colisões de 14 TeV (Tera-elétron Volts) em mente, mas devido a uns problemas iniciais, nunca conseguiu superar a marca de 8TeV. Quando acordar do seu cochilo em 2015, no entanto, ele deve chegar mais perto do seu objetivo.

E já que não teremos nenhuma nova partícula sendo descoberta por esta fera, então você pode dormir tranquilamente sabendo que o mundo não vai acabar durante o seu tempo de inatividade. Tenha bons sonhos, nos vemos no começo de 2015. [CERN via Engadget]

Imagem via Image Editor sob licença Creative Commons