A diretora de “Barbie”, Greta Gerwig, vai ser a presidente do júri do Festival de Cannes em 2024, segundo um comunicado da organização do evento emitido na última quinta-feira (14). Greta se torna a segunda mulher cineasta a exercer a função no festival. A primeira foi Jane Campion, em 2014.
O Festival de Cannes vai para sua 77ª edição, que acontece entre 14 e 25 de maio de 2024.
Ao fazer o anúncio, a premiação chamou Gerwig de “heroína dos nossos tempos”.
A presidente do Festival de Cannes, Iris Knobloch, e o delegado-geral Thierry Frémaux, disseram em comunicado que Greta Gerwig “também aparece como representante de uma época que abole fronteiras e mistura gêneros para fazer triunfar a inteligência e o humanismo”.
“Primeira cineasta norte-americana a assumir o cargo de Presidente do Júri do Festival de Cannes, Greta Gerwig acrescenta novos recordes à sua já bem abastecida lista de 40 anos: torna-se a personalidade mais jovem a ocupar este cargo depois de Sofia Loren, que tinha apenas 31 anos em 1966, a segunda mulher diretora depois de Jane Campion em 2014; a segunda americana depois da atriz Olivia de Haviland, primeira mulher presidente do júri em 1965.”
Este ano, a cineasta se tornou a primeira diretora a atingir um bilhão de dólares em bilheteria no mundo todo com “Barbie”. O filme estrelado por Margot Robbie estreou hoje no streaming HBO Max.
Gerwig comemorou a indicação de presidente do júri.
“Como cinéfila, Cannes sempre foi para mim o ápice do que a linguagem universal do cinema pode representar. Me colocar em estado de vulnerabilidade, sentar em um quarto escuro cheio de estranhos para assistir a um novo filme, é minha coisa favorita. Estou emocionada, entusiasmada e honrada por me tornar Presidente do Júri do Festival de Cinema de Cannes. Mal posso esperar para saber que viagens nos esperam!”, disse.
A seleção oficial do festival será anunciada em abril.