Jogos

“GTA RP” ganha delegacia da mulher para denunciar crimes reais

Delegacia virtual de defesa de mulher em “GTA RP” registra boletins de ocorrência de assédio, ameaças e outras formas de violência
Imagem: WWT/Divulgação

As jogadoras de “GTA RP” agora podem denunciar casos de agressão e assédio diretamente do jogo, em uma delegacia virtual que funciona como uma de verdade. O projeto foi criado pela organização não governamental Wonder Women Tech (WWT).

A delegacia virtual em “GTA RP” surgiu como resposta às diversas pesquisas relacionadas à violência contra mulheres nos videogames. Por meio da “e-Delegacia”, a ONG espera facilitar o acesso às plataformas oficiais da polícia, assim como registros de boletins de ocorrência de assédio, ameaças e outras formas de violência.

O projeto pode ajudar, inclusive, a reduzir casos de crimes diversos nos servidores do game. Em 2022, por exemplo, a streamer Marina “Sakura”, que vivia a personagem Yara no servidor Kamikaze EP, disse sofrer injúrias raciais “todos os dias”.

Delegacia virtual de “GTA RP” permite denunciar crimes reais

Ainda em fase de testes beta, a delegacia virtual fornece um totem no qual jogadores podem registrar um boletim de ocorrência eletrônico. É possível fazer upload de provas direto pelo jogo e anexar os arquivos entre os documentos.

Ao sofrer ou presenciar atos de violência em GTA RP, as jogadoras devem reunir provas, como capturas de tela, e seguir até uma e-Delegacia com seus próprios avatares. Em seguida, basta interagir com o totem na delegacia e seguir as instruções para registrar a ocorrência.

GTA RP agora tem Delegacias de Defesa da Mulher que funcionam de verdade

GTA RP agora tem Delegacias de Defesa da Mulher que funcionam de verdade (Imagem: WWT/Divulgação)

No final do procedimento, o documento segue para o banco de dados da polícia, como todos os outros boletins de ocorrência eletrônicos. As etapas de apuração e investigação acontecem no mundo real e ficam sob responsabilidade das autoridades locais.

Para o futuro, a WWT que implementar a e-Delegacia em outros jogos e países. Os donos de servidores de “GTA RP” que quiserem incluir a delegacia virtual em seus mapas podem baixar o código-fonte no site oficial do projeto.

Piloto da delegacia virtual  funciona no Brasil

Interface da e-Delegacia, em GTA RP

Interface da e-Delegacia, em GTA RP (Imagem: WWT/Divulgação)

Apesar da WWT ser uma ONG internacional, o projeto da e-Delegacia está disponível somente no Brasil, por enquanto. Isso acontece porque o país conta com uma ampla rede de delegacias de defesa da mulher (DDMs). Somente no estado de São Paulo, existem 135 DDMs, sendo que 10 delas atendem 24 horas de forma ininterrupta.

O Brasil também conta com a Central de Atendimento à Mulher, que funciona por meio do telefone 180. Vale mencionar que a legislação brasileira ainda conta com a Lei Maria da Penha (11.340/06), que busca proteger mulheres da violência doméstica e familiar.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas