O Guitar Pro é um software que há anos vem facilitando a vida dos guitarristas com suas tablaturas interativas. Graças a ele, eu aprendi músicas razoavelmente difíceis poucas semanas depois de comprar a minha primeira guitarra. E as guitarras Fretlight, interessantes por si mesmas, estão aí também há algum tempo, com luzes abaixo das casas e cordas para ensinar os guitarristas de primeira viagem onde enfiar cada dedo. Demorou, mas agora ambos são compatíveis um com o outro.

As guitarras Fretlight vêm com um software específico que você pode programar para que, na hora de tocar, as casas abaixo das cordas se iluminem para te mostrar acordes, escalas, exercícios de agilidade etc. Até mesmo algumas músicas. Enquanto isso, o Guitar Pro tem um estoque virtualmente ilimitado de tablaturas especiais espalhado em diversos sites por aí, como o Ultimate-Guitar.com (que eu uso). A partir de hoje, segundo me informou a Arobas Music por email, o Guitar Pro 6 é compatível com o software que faz a mágica acontecer nas guitarras Fretlight. Ou seja: agora é possível baixar qualquer tablatura de uma música específica e fazer a Fretlight se iluminar direitinho para te ensinar como tocar aquela música específica.

Pena que só de pensar no preço dessas guitarras, mais o frete para o Brasil (eles entregam via FedEx), mais o preço do Guitar Pro 6, já dá um desânimo em relação ao sonho de ser rock star. [Fretlight+GuitarPro]