Hackers criam 1º ransomware para Mac, alertam analistas
O grupo cibercriminoso LockBit parece ter desenvolvido seu primeiro vírus ransomware para Mac. Esse pode ser o primeiro grande ataque a dispositivos Apple, como apontou reportagem do site 9to5 Mac.
Agentes do LockBit são conhecidos por lançar ataques de ransomware a dispositivos Windows e Linux. Nas invasões, o grupo libera um tipo de vírus que invade computadores e “sequestra” dados em troca de resgate.
O usuário do Twitter MalwareHunterTeam (@malwrhunterteam) alertou para a descoberta do malware no sábado (15). Aparentemente, o vírus recebeu o nome de “locker_Apple_M1_64” e tem como alvo computadores Mac com chips da Apple.
"locker_Apple_M1_64": 3e4bbd21756ae30c24ff7d6942656be024139f8180b7bddd4e5c62a9dfbd8c79
As much as I can tell, this is the first Apple's Mac devices targeting build of LockBit ransomware sample seen…
Also is this a first for the "big name" gangs?
🤔@patrickwardle
cc @cyb3rops pic.twitter.com/SMuN3Rmodl— MalwareHunterTeam (@malwrhunterteam) April 15, 2023
A principal hipótese é que o malware esteja online desde novembro, mas tenha passado despercebido pelos “caçadores” do grupo cibercriminoso. Agora, é provável que a onda de ataques de ransomware contra Macs se intensifique, disse o usuário.
Analistas de segurança online acreditam que o LockBit tenha origem na Rússia, uma vez que a maioria dos membros fala russo.
É o principal grupo de ransomware do mundo, com um grande volume de integrantes e softwares maliciosos atualizados constantemente, o que torna o grupo um grande atrativo para criminosos – e um negócio lucrativo.