_Cibersegurança

Hackers brasileiros se confundem e derrubam site da NASA: “parem de nos espionar”

O escândalo de espionagem americana no Brasil está longe de acabar: descobrimos que grandes alvos no país, como a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras, foram monitorados pela NSA (Agência Nacional de Segurança). Alguns hacktivistas resolveram mostrar seu repúdio a essa prática dos EUA, mas parece que erraram o alvo. O grupo BMPoC, composto por […]

O escândalo de espionagem americana no Brasil está longe de acabar: descobrimos que grandes alvos no país, como a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras, foram monitorados pela NSA (Agência Nacional de Segurança).

Alguns hacktivistas resolveram mostrar seu repúdio a essa prática dos EUA, mas parece que erraram o alvo. O grupo BMPoC, composto por três hackers, fez defacing no site da NASA e deixou uma mensagem para eles: “parem de nos espionar”.

Hoje de manhã, 14 subdomínios foram afetados, envolvendo áreas específicas da agência espacial – como o Instituto de Ciência Lunar, Academia Ames de Exploração Espacial, e Astrobiologia virtual – mas não prejudicou o domínio nasa.gov por inteiro.

Junto a uma imagem do Oriente Médio no plano de fundo, e ao logotipo da NASA estampado no meio da página, estava a mensagem em um inglês meio estranho. O original está no fim do post; a tradução vem a seguir:

Parem de nos espionar.
A população brasileira não apoia sua atitude!
Os Illuminati agora estão agindo visivelmente!
Obama sem coração!
Desumano! Você não tem família? O objetivo de toda a população global é apoiar vocês. NINGUÉM!
Nós não queremos guerra, nós queremos paz!!!

Só que a NASA não está envolvida com o escândalo de espionagem. Ela é uma agência espacial que faz coisas incríveis, como levar o rover Curiosity para explorar Marte, descobrir planetas que podem ter vida, e criar impressoras 3D que funcionam fora da Terra. A NASA vem sofrendo cortes de orçamento o longo do governo Obama, com o objetivo de reduzir o déficit fiscal – é por isso que o programa Space Shuttle de ônibus espaciais foi interrompido.

A NSA, por outro lado, está recebendo mais dinheiro do que nunca: US$ 11 bilhões só este ano. Ela está envolvida com espionagem na União Europeia, na ONU, e até mesmo de políticos e empresas de toda a América Latina, onde o Brasil é alvo prioritário. Ou seja, são duas entidades completamente diferentes.

No entanto, não é a primeira vez que o grupo ataca domínios da NASA. Em abril, o BMPoC fez o mesmo, deixando apenas uma imagem onde estava escrito “NASA HACKED!”. E o Hack-DB, “arquivo de hacktivismo e cibercrime”, diz que subdomínios da NASA sofreram defacing em janeiro deste ano.

Por que eles igualaram NASA a NSA? E por que os constantes ataques às páginas da agência espacial? Não sabemos, porém outros membros do Anonymous estão repassando o feito:

Parece que nossos hackers continuam precisando de uma dose de jornalismo.


Em sua conta @OpsAnonBrazil, o grupo diz fazer parte do coletivo Anonymous. Eles fazem apenas uma referência ao ataque, retuitando uma notícia do HackRead, e também notam que, com o ataque, se opõem à intervenção dos EUA na Síria, suspeita de ter lançado armas químicas contra manifestantes.


Não resta dúvida de que o BMPoC é um grupo brasileiro. Em sua página no Facebook, há uma bandeira do Brasil na foto de perfil, e a frase “Não existe segurança! Ainda mais num país como este” na descrição.


O site do BMPoC está em português, e dá a entender que a sigla se refere a “Baader-Meinhof”, grupo alemão de extrema-esquerda fundado em 1970, que faziam atos de guerrilha urbana comunista e anti-imperialista.


Além disso, dos três componentes do grupo, um deles muito provavelmente é brasileiro. A conta do YouTube do MMxM tem textos e imagem em português: “Se gostou do video , da like , fav , comenta , e se inscreva no meu canal *-*”. Ela traz o link para o site The BlackHats, sobre (falta de) segurança na internet, também em português do Brasil. Cyclone e Ut0P|4 também fazem parte do grupo, e são creditados pelo defacing.

Na página com defacing, o grupo agradece a Xploiter Hacker e Invectus, dois paquistaneses envolvidos no defacing de diversos sites, incluindo portais de governo, bancos e outras empresas. Este último conseguiu alterar, no final do ano passado, mais de 25 sites com o domínio .il (de Israel).

Entramos em contato com o BMPoC para entender o breve ataque, mas ainda não recebemos resposta. No momento, o site da NASA funciona normalmente. [HackRead; Sam Knight via @scharlab]

Mensagem original:

Stop spy on us.
The Brazilian population do not support your attitude!
The Illuminati are now visibly acting!
Obama heartless!
Inhumane! You have no family? The point in the entire global population is supporting you. NOBODY!
We do not want war, we want peace!!!

Sair da versão mobile