por Felipe Ventura

O Android Wear vem aparecendo em smartwatches de diversos formatos: quadrados, redondos, baratos, elegantes… A Casio resolveu colocar o sistema em um relógio feito para aguentar intempéries e acompanhar pessoas aventureiras.

Leia mais sobre a CES 2016:
>>> Como é usar a geladeira inteligente da Samsung com tela de 21,5 polegadas
>>> LG K7 e K10: uma tentativa de ganhar espaço entre smartphones intermediários

O Casio WSD-F10 é o primeiro smartwatch com microfone que resiste a água a até 50 m de profundidade. Ele também atende aos padrões MIL-STD-810 para aguentar vibração, radiação solar, congelamento e mudanças bruscas de temperatura.

casio android wear (6)

Por isso, o relógio não é exatamente fino e esbelto: são 15,7 mm de espessura e 93 g com a pulseira não-removível.

Ainda no hardware, a Casio colocou uma tela de 1,32 polegada e 320×300 pixels com duas camadas. Uma delas é monocromática, e promete visibilidade mesmo sob luz forte; e a outra é colorida, para uso normal – para ativar as cores, basta tocar na tela.

casio android wear (5)

O relógio possui um sensor de pressão na parte esquerda, mais um conector para carregar a bateria. No lado direito, temos três botões, e aí entramos no diferencial de software da Casio.

casio android wear (4)

O botão “Tool” abre um app com informações para aventureiros: altitude, pressão atmosférica, bússola, horário do nascer e pôr do sol, e atividade (calorias gastas e passos caminhados).

casio android wear (9)

Há também um monitoramento específico para três tipos de atividades. Se você estiver em uma trilha (trekking), ele mostra a velocidade, objetivo de altitude e tempo percorrido; se estiver pescando, surgem mudanças na pressão atmosférica e marés; se estiver andando de bicicleta, ele acompanha sua altitude, velocidade e distância percorrida.

Enquanto isso, o botão “App” permite acessar um app sem usar a touchscreen. No modelo que testei, ele estava configurado para abrir o contador de passos. Por fim, o botão central é o Home, e volta ao mostrador do relógio.

Há dois tipos de mostrador: o modo normal tem o design de relógios da Casio, e exibe dados como pressão atmosférica e altitude; enquanto o modo Timepiece mostra apenas as horas e economiza energia – ele pode funcionar assim por até um mês. No modo normal, ele tem um dia de autonomia.

casio android wear (1)

O Casio WSD-F10 também serve de controle remoto para a câmera de ação EX-FR100. Você configura a câmera, prende-a na roupa e usa o relógio para tirar fotos ou gravar vídeo. Não há como fazer ajustes na câmera nem acessar suas fotos – ele age basicamente como um visor.

E, claro, o relógio traz notificações de seu dispositivo Android ou do iPhone, assim como todo dispositivo com Android Wear.

O Casio WSD-F10 será lançado em quatro cores diferentes – laranja, vermelho, marrom e preto – ainda sem data ou preço definidos.

casio android wear (8)

Confira abaixo os principais lançamentos da CES 2016:

O Gizmodo Brasil viajou para Las Vegas a convite da Samsung.