A partir de hoje, a Microsoft libera oficialmente uma nova atualização de software para todos os usuários do Xbox 360, que inclui um ícone azul com um “e” estampado nele. Sim, o Xbox 360 finalmente vai receber o Internet Explorer, um navegador de verdade para a TV.

Nós estamos testando a nova atualização do dashboard no Xbox 360 há alguns meses, e para ser totalmente honesto, a maioria das pessoas nem vai notar a diferença. Há mais aplicativos, além do impressionante Xbox Music e outras pequenas novidades, mas em termos de aparência, é basicamente o mesmo design não-chame-de-Metro do ano passado.

Internet Explorer



A maior novidade na atualização do dashboard é o Internet Explorer. Baseado no IE9, o Xbox 360 finalmente recebe o navegador que as pessoas vêm pedindo há anos. É um recurso que o PS3 e até mesmo o Wii têm há eras. Mas agora que um navegador no Xbox 360 finalmente chegou… ele parece o fantasma de uma tecnologia passada.

Isso não quer dizer que o Internet Explorer no Xbox seja completamente ruim. O problema é não ser tão bom quanto os navegadores em seu laptop, tablet ou smartphone. A tela é maior, claro, mas todo o processo é muito mais lento. A Microsoft conseguiu compensar isso um pouco através de controles por voz (usando o Kinect), mas o Xbox ainda deixa o trabalho mais sacal (inserir uma URL) para o joystick. Usar o stick esquerdo como cursor e o botão A para “clicar” é dolorosamente lento. Levei pelo menos meio minuto para digitar Gizmodo.com. Isso são 29 segundos a mais que o ideal, se o navegador realmente foi feito para ser usado.

É claro que, se você pudesse evitar a digitação de URLs e confiar nos seus favoritos, seria ótimo. Mas não há uma opção para importar os favoritos no IE no Xbox. Se você pudesse controlar a rolagem de sites no estilo Minority Report com o Kinect, isso seria genial. Mas parece não haver a opção de usar o Kinect para controlar a página.

Além disso, os sites carregam devagar no Xbox: o buffering de vídeo me fez crescer cabelo branco, e as páginas engasgavam, assim como a rolagem. Se você tem um Xbox, provavelmente você nunca vai usar este navegador.

Mas nem tudo é ruim. Você pode optar por visitar sites móveis, o que realmente ajuda um pouco na velocidade, mas aí você percebe como é ridículo usar uma tela de 55 polegadas para um site que você veria no celular.

E o navegador faz um bom trabalho em reproduzir vídeos em HTML5 (depois de carregá-lo por inteiro), mas ele parece mais a realização de um desejo equivocado dos anos 2000 em ter um navegador na TV, em vez de realmente atender uma necessidade. (Uma exceção: você pode assistir pornografia na tela grande. Fica ótimo. Dica de profissional: use o modo móvel e veja se não tem ninguém em casa.)

Ou seja, o Internet Explorer no Xbox é provavelmente o melhor navegador em um console. Pena que ele será o pior navegador na sua casa.

SmartGlass?

Mas o Internet Explorer pode melhorar, e com o SmartGlass. O preview que testamos do novo dashboard não inclui o SmartGlass, por isso não consegui testar. Mas se o SmartGlass funcionar como esperado, ele certamente poderia ajudar a preencher a lacuna entre tblets e TV. Eu nunca usaria o IE no meu Xbox, se tive que usar o joystick do Xbox 360 para ir a um website. Mas eu pensaria em usar se fosse com o SmartGlass.

E para ser honesto, a atualização do dashboard para este ano não é tanto um redesign: é uma forma de nos conectar com o SmartGlass. A real perspectiva empolgante do Xbox é em como o SmartGlass pode funcionar bem como uma segunda tela, não em quantos blocos a mais podem caber na tela.

As outras novidades

Visualmente, as semelhanças entre a atualização deste ano e o dashboard do ano passado lembram as semelhanças entre o Windows Phone 8 e o Windows Phone 7. No smartphone, agora você tem blocos que podem ser reorganizados, mas o design mudou muito pouco – no Xbox também. São pequenos ajustes para aperfeiçoar um conceito no qual a Microsoft obviamente acredita muito.

Ou seja, a nova dashboard do Xbox 360 se parece com o Windows Phone 8, que parece o Windows 8, que parece, bem, a Microsoft.

No dashboard, a aba Jogos agora está na terceira posição, logo atrás da aba Início e Social. As guias que ficavam à frente dos jogos, as redundantes TV e Vídeo, se fundiram em uma guia mais sensata: TV & Filmes.

O layout de blocos em cada guia também foi redimensionado. Antes, o dashboard limitava o layout com dois blocos de altura por quatro de largura. Agora o Xbox 360 faz caber até 15 blocos (3 de altura, 5 de largura). Isso significa muito mais conteúdo na tela, e um uso significativamente melhor do espaço. Os anúncios que costumavam dominar a tela no dashboard do ano passado ficaram mais variados, e um pouquinho menos irritantes, na atualização deste ano.

O recurso novo mais útil é “fixar” seus aplicativos favoritos (como Netflix), programas de TV, músicas ou sites direto na tela inicial do Xbox 360. Tudo o que você “fixa” é reunido em uma seção chamada “Meus Itens Fixos” na tela inicial para acesso rápido e fácil. Você também pode usar o Bing Voice Search (com um Kinect) para encontrar conteúdo, pesquisar na web e navegar no YouTube.