O Office para iPad enfim chegou à App Store, liderando a lista dos apps gratuitos mais populares. Enquanto o Office para iPhone traz versões bastante limitadas do Word e PowerPoint (acertando mais no Excel), a versão para tablets é bem mais parruda. Infelizmente, você precisa pagar uma assinatura para utilizar todos os recursos.

O básico

A versão do Microsoft Office para iPad faz jus à sua reputação. Com uma assinatura do Office 365, você pode abrir, editar e criar documentos do Word, Excel, PowerPoint, colaborar com outros usuários e sincronizar tudo para seu OneDrive, e assim trabalhar no computador, celular e tablet sempre de onde você parou.



O Office para iPad é um download gratuito e permite visualizar arquivos e apresentações. Mas se quiser editar documentos, você precisará desembolsar R$ 21 por mês ou R$ 209 por ano. (A assinatura também fornece cinco licenças para instalar em PCs ou Macs, 20 GB extras no OneDrive por usuário, mais 60 minutos de chamadas pelo Skype.)

Isso pode não valer a pena para todo mundo. Mas se você assinar, os apps para iPad realmente oferecem bastante coisa.


Word

Este é um app verdadeiramente pensado para tablets: ele utiliza bem o espaço do iPad, e oferece um conjunto significativo de recursos encontrados na versão desktop.

Você começa com o menu Ribbon, que agrupa as ferramentas básicas (e necessárias) de formatação – é tudo o que a versão para iPhone deixou de fora. Aqui, você não está limitado a pequenos ajustes: você pode mover e ajustar o texto na página, virá-lo de cabeça para baixo, dar profundidade a ele, e fazer de tudo para deixá-lo melhor.

office ipad hands-on (1)

E na aba Inserir, você tem um número imenso de formas, tabelas e fotos – mais do que quase qualquer outro processador de texto que você já usou no iPad. Há também um número impressionante de modelos de documento para você escolher. Não há todos da versão desktop, mas certamente é o bastante.

Uma das coisas mais bacanas sobre o app, no entanto, é ser muito intuitivo. Até mesmo para quem só usou o Word poucas vezes, quase não há curva de aprendizagem. Coloque uma foto da câmera, e o texto se ajusta ao redor automaticamente. E o espaço na tela permite ver tudo o que você está fazendo enquanto digita; o único fator limitante é sua velocidade em digitar no teclado virtual.

office ipad hands-on (2)

E talvez você fique um pouco chocado em como o Word é diferente de quase todos os outros processadores de texto presentes na App Store. Hoje em dia, todos apostam no minimalismo: você raramente tem opção de ajustar a cor de texto, muito menos a fonte. São apps mais voltados para anotações rápidas e extensas, que você vai usar depois.

O Word para iPad é algo totalmente diferente: você começa o trabalho algo aqui, e tem todas as ferramentas para realizá-lo por completo.


Excel

O Excel para iPad traz todos os recursos que a maioria dos usuários provavelmente vai precisar. Há uma extensa seleção de fórmulas, assim como no iPhone, mas exibidas de maneira diferente: a guia Fórmulas contém mais de dez seções, e cada uma abriga cerca de 30 opções diferentes.

office ipad hands-on (3)

O app também nos dá um exemplo de como melhorar o design do iOS. Como o Excel é voltado para planilhas, há um pequeno botão “123” que abre um teclado especial com números e fórmulas – em vez de usar o teclado de toque padrão. Você também pode manter um botão pressionado e acessar outros símbolos, para não pressionar a tecla Shift nem quebrar o seu ritmo.

Isso pode soar como algo pequeno, mas quando seu trabalho é digitar muitos números, isso pode livrar o usuário de possíveis frustrações.


PowerPoint

Este é o app em que as versões para iPhone e iPad são imensamente diferentes. A versão para celular é uma piada, na melhor das hipóteses. Você pode ver um slideshow já pronto, mas só editar o texto – nada de formatá-lo, nem de inserir imagens, nem nada. Não é muito produtivo! Aqui, porém, temos algo que realmente se aproxima do Powerpoint para desktop.

office ipad hands-on (4)

Assim como com o Word e Excel, você tem diferentes modelos para começar um documento; ou você pode editar uma apresentação do seu OneDrive. E há opções para editar tudo: formas, fontes, cores etc.

Claro, não é a mesma experiência que você teria no desktop. Se você quiser cortar uma imagem, o jeito é fazer isso direto no app da câmera. Mas há algumas adições bacanas: por exemplo, se você fizer uma apresentação e seu iPad estiver ligado a uma tela maior, você pode tocar na tela e usar seu dedo como laser pointer.


No geral, o Office para iPad é bom em todos os aspectos. A Microsoft aprendeu com seus erros? Ou simplesmente cedeu ao fato de que precisa dar algo a mais para os assinantes? De um jeito ou de outro, é uma mudança bem-vinda.

Se você for assinante do Office 365, já não tem nada a perder: baixe o Word, Excel e PowerPoint na App Store para iOS 7 ou superior. Se você não é assinante e quer uma forma de visualizar seus arquivos, baixe-os também – não custa nada.


Compras realizadas nos links acima poderão fazer com que ganhemos uma porcentagem da operação.