É uma sensação notável quando você encontra um gadget que parece maluco, mas que é bom de se usar. O Galaxy View, uma TV touchscreen portátil de 18,4 polegadas, é um desses gadgets.

É difícil encaixá-lo em uma categoria. A Samsung diz que este é “o maior dispositivo móvel com Android no mercado”, mas essa descrição não é suficiente. O Galaxy View foi feito para funcionar como um dispositivo de entretenimento móvel, uma televisão ultrafina que você pode levar para qualquer lugar.

Este tablet gigante se destaca por um app na tela inicial que realmente coloca todo o seu conteúdo favorito na ponta dos dedos. Isso inclui Netflix, Hulu, Twitch, Crackle e YouTube, mas não só.

Graças a parcerias com grandes empresas de TV a cabo americanas, como Time Warner Cable e Xfinity, é possível assistir aos canais disponíveis online na tela Full-HD. Com apenas dois toques, você começa a assistir TV ao vivo.

Pesando 2,65 kg, ele não é ideal para se segurar por longos períodos de tempo. Por isso, temos aqui um apoio incomum, mas funcional: ele se inclina para que você possa colocar o tablet no seu colo em um ângulo conveniente.

O stand também serve como alça para que você possa levá-lo como uma pasta. Há dois alto-falantes estéreo de 4 watts escondidos por trás do stand/alça.

O Galaxy View oferece oito horas de reprodução de vídeo, o que é relativamente pouco, dado seu tamanho (a bateria tem 5.700 mAh). E apesar da tela gigante, sua resolução é apenas Full-HD.

Provavelmente a Samsung quis reduzir o peso do tablet economizando na bateria, e assim não poderia colocar uma tela com mais pixels – aposto que, se houver interesse por tablets deste tamanho, veremos modelos mais capazes no futuro.

Esses são os traços gerais da experiência de TV. No entanto, como a Samsung diz, o Galaxy View também é um enorme tablet Android. Ele roda Lollipop e pode fazer qualquer coisa que um tablet Android menor.

O Galaxy View tem processador de oito núcleos, 2 GB de RAM e 32 ou 64 GB de armazenamento expansíveis por microSD. Há apenas uma câmera frontal de 2,1 megapixels. Graças à conectividade Bluetooth, você pode conectar o dispositivo a gamepads e alto-falantes.

Vale notar que o Galaxy View não tem porta HDMI, então resta ver como ele funcionará com set top boxes e consoles de jogos. (Talvez usando MHL?) Há apenas uma porta USB, entrada para fone de ouvido, e uma porta de carregamento.

O Galaxy View é vendido em modelos 4G (com entrada nano SIM) e Wi-Fi, e custa a partir de US$ 600. É mais caro do que uma das TVs mais baratas da Samsung nos EUA, um preço a se pagar pela portabilidade. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.