Um exemplar da rara primeira edição do livro “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com alguns erros e assinado pela autora J.K. Rowling, será leiloado pela Christie’s em Londres, com ofertas a partir de £ 200 mil (cerca de R$ 1,1 milhão na cotação atual). As informações são da Reuters

A obra faz parte de uma tiragem de 500 cópias de capa dura que foram impressas em 1997. Desses exemplares, 300 foram enviados para biblioteca, o livro leiloado pela Christie’s está entre as outras unidades existentes.

“Algumas coisas parecem ter dado errado na produção dos livros”, disse Mark Wiltshire, especialista em livros impressos e co-curador da exposição “A Arte da Literatura”, da Christie’s, em entrevista à agência de notícias Reuters.

“Na contracapa, por exemplo, filosofal, que é uma palavra-chave… está escrito errado ‘filosfal,’ o segundo ‘o’ está faltando. Também na página 53, na lista de itens que os alunos são convidados a levar para Hogwarts, ‘uma varinha’ é repetido duas vezes,” disse. “Em muitos aspectos, este livro é a manifestação física de uma memória mágica para tantas pessoas, e é isso que o torna tão desejável.”

Rowling era totalmente desconhecida na época, mas o livro sobre o mundo mágico de bruxos e dos feiticeiros se tornou um grande sucesso ao redor do mundo, resultando em uma série inteira e uma enorme franquia de filmes.

Embora seja difícil saber agora quanto valerá o livro raro de “Harry Potter”, uma primeira edição semelhante acabou custando US$ 471.000 no final de 2021. Isso a tornou a obra de ficção publicada comercialmente mais cara já vendida no século 20. 

Esperamos que ele vá para algum tipo de colecionador que, esperançosamente, vai preserva-lo para as próximas gerações. Será interessante ver quanto eles estão dispostos a pagar por esta peça única da história de “Harry Potter”.

[produto_amazon#]

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.