Havaí em alerta: veja ao vivo o maior vulcão do mundo em erupção após 38 anos
O vulcão Mauna Loa, o maior em atividade no mundo, entrou em erupção pela primeira vez em 38 anos. Localizado no centro-sul do Havaí, o vulcão começou a transbordar lava e cinzas na segunda-feira (28), alertou o USGS (Serviço Geológico dos EUA).
Na última atualização, liberada às 23h23 (horário de Brasília) de terça (29), os observadores anunciaram que há várias fissuras com fluxos de lava ativos. Cidades a mais de 70 quilômetros de Mauna Loa conseguem assistir à fumaça que sai da montanha.
Mauna Loa, que significa “Montanha Longa”, cobre metade do Havaí e é maior que todas as ilhas havaianas juntas. Os flancos do vulcão se estendem por quilômetros abaixo do nível do mar até o fundo do oceano.
Ao todo o território do Havaí possui seis vulcões ativos. Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843, segundo o USGS. O último episódio, em 1984, durou 22 dias e produziu fluxos de lava que chegaram à cidade de Hilo, onde moram 44 mil pessoas.
Há anos o Mauna Loa dava sinais de que entraria em erupção. As autoridades ainda não deram nenhum alerta para que os moradores próximos desocupassem a área, o que pode acontecer em breve.
As lava continues to flow into the Northeast Rift zone from Mauna Loa’s summit caldera, the DLNR Division of Forestry and Wildlife (DOFAW) is closing additional recreation areas on the mountain. pic.twitter.com/GqvpH8y5rl
— DLNR (@dlnr) November 29, 2022
Assista à erupção do vulcão Mauna Loa ao vivo
Alerta regional
O USGS já pediu aos residentes a revisar os procedimentos de preparação e alertou que, se a lava cair para fora, ela se moverá rapidamente montanha abaixo. Diversas estradas da região já foram fechadas e o governo abriu dois abrigos por precaução.
“O fato de ser uma montanha perigosa que não entra em erupção desde 1984, a mais longa pausa eruptiva em sua história, é o motivo pelo qual todos devemos ficar de olho nela”, tuitou o vulcanologista Robin George Andrews.
No Havaí, o vulcão vizinho Kilauea está em uma pequena erupção há meses. Antes, ficou em atividade quase que de forma ininterrupta entre 1983 e 2019.