Há algumas semanas, a Seagate anunciou o primeiro disco rígido do mundo com 8 terabytes, que chegará ao mercado no final do ano. Para não deixar barato, a Western Digital anunciou um HDD de 8 terabytes – que está à venda agora mesmo – e ainda revelou que está testando outro modelo com dez terabytes.

O disco rígido de 10TB é cheio de hélio, em vez de ar, a fim de reduzir o atrito interno e o consumo de energia. Ele funciona a uma temperatura cerca de 5ºC menor que drives atuais de 7200 rpm. Ele é fechado hermeticamente para o gás não escapar.



Além disso, ele usa a tecnologia SMR (gravação magnética em telhas). Basicamente, isso permite gravar mais dados em menos espaço – o disco rígido cabe em entradas padrão de 3,5 polegadas.

Como explica a Computer World, “ao contrário da tecnologia PMR (gravação magnética perpendicular) padrão, onde as trilhas de dados são dispostas lado a lado, a SMR sobrepõe as trilhas na superfície do disco como telhas em um telhado”.

Este disco de 10 TB é destinado para armazenamento na nuvem e também para empresas guardarem dados offline – o foco não são os consumidores em geral. Ele está em testes, e a Western Digital ainda não diz quando será lançado. [HGST via Computer World]

Imagem por HGST