Hepta! Finlândia segue como país mais feliz do mundo; Brasil melhora 5 posições
Após cair onze posições no ranking dos países mais felizes do mundo da ONU 2023, o The World Happiness Report, o Brasil subiu cinco lugares no relatório de 2024. Agora, o país ocupa o 44º lugar na lista, perdendo apenas para o Uruguai (26º) e o Chile (38º) na América do Sul.
Quem lidera a lista de felicidade da ONU este ano é a Finlândia, pela sétima vez consecutiva. Em seguida, aparecem países nórdicos como a Dinamarca, Islândia e Suécia, nesta ordem, com Israel fechando o top 5.
Segundo o relatório, a Sérvia (37º) e a Bulgária (81º), nos Balcãs, tiveram os maiores aumentos nas pontuações médias desde a primeira medição da Gallup World Poll, em 2013.
Em último lugar, na 143ª posição, vem o Afeganistão, que vive uma humanitária após a tomada de poder pelo Talibã, em 2020. Já pela primeira vez desde o surgimento da lista, em 2012, os Estados Unidos não estão no top 20, caindo para a posição 23.
Felicidade no mundo varia com as gerações
Em 2024, o relatório introduziu também classificações por faixa etária, que se mostraram amplamente variadas em relação às classificações globais. Para crianças e jovens de até 30 anos, por exemplo, a Lituânia é o país mais feliz, enquanto entre as pessoas de 60 anos ou mais, a Dinamarca está no topo da lista.
O Relatório Mundial da Felicidade usa avaliações dos próprios cidadãos e indicadores sociais para elaborar o ranking. Alguns dos fatores considerados são, por exemplo, o apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. O documento é resultado de uma parceria entre a Gallup, o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Conselho Editorial do WHR.
No Brasil, uma pesquisa de fevereiro da Ipsos revelou que, entre as principais preocupações da população estão o crime e a violência (41%); a pobreza e a desigualdade (40%); e a saúde (36%).
Confira o top 10 dos países mais felizes do mundo abaixo:
1. Finlândia
2. Dinamarca
3. Islândia
4. Suécia
5. Israel
6. Países Baixos
7. Noruega
8. Luxemburgo
9. Suíça
10. Austrália