Uma história ilustrada dos hovercrafts

O hovercraft – este estranho veículo apoiado em colchão de ar – tem uma história bastante interessante que nos faz viajar uns séculos no passado antes de chegar nos modelos que conhecemos hoje. Eis uma história fotográfica deste lendário objeto tecnológico: O primeiro design de hovercraft lembrava um barco de cabeça para baixo, e foi […]

O hovercraft – este estranho veículo apoiado em colchão de ar – tem uma história bastante interessante que nos faz viajar uns séculos no passado antes de chegar nos modelos que conhecemos hoje. Eis uma história fotográfica deste lendário objeto tecnológico:


O primeiro design de hovercraft lembrava um barco de cabeça para baixo, e foi criado por Emanuel Swedenborg na Suécia em 1716.

(via Wikimedia Commons)


O primeiro veículo similar a um hovercraft funcional foi criado por Dagobert Müller von Thomamühl e se chamava Versuchsgleitboot System Thomamühl. Ele foi usado no Império Austro-Húngaro entre 1915 e 1916.

(via Eugen Savoyen)


A primeira descrição científica do efeito solo e dos métodos teóricos de cálculos de veículos de colchões de ar, feitos pelo soviético Konstantin Tsiolkovsky, apareceram no seu artigo de 1927 chamado Resistência do Ar e Trem Expresso.

(via Thomas W. Becker: The Race for Technology Conquering the High Frontier/Google Books, p. 113FantLabKnigaFund e Wikimedia Commons)


Os hovercrafts de Vladimir Levkov na década de 1930

O L-1, de 1935

O L5, 1937

Um conceito de hovercraft de combate

(via Soviet Hammer)


Primeiros protótipos criados pelo finlandês Toivo J. Kaario, na década de 1930

Chamado Pintaliitäjä (planador de superfícies), este protótipo de 1935 foi testado no gelo

O segundo protótipo, chamado Patosiipi Nº 2 (1935), conseguia levantar, mas não era forte o suficiente. No ano seguinte ele construiu um modelo melhor com um motor de dois cilindros da Harley-Davidson e colocou uma saia debaixo do barco.

Em 1939 o Patosiipi Nº 8 ficou pronto, e ele usava um motor Porsche com 53 cavalos de potência. Ele tinha algumas falhas de vibração, mas conseguia atingir 80 km/h com duas pessoas a bordo.

(via Axishistory e Pertti Korhonen: Toivo Kaario/PDF in Finnish)


O Glidemobile, projetado e construído por Charles Joseph Fletcher

(Fotos por Ad Meskens e William Maloney)


O Saunders-Roe Nautical SR.N1, projeto por Sir Christopher Cockerel e construído em 1959 pela Saunders-Roe na Grã-Bretanha.

No aniversário de 50 anos da travessia do Canal da Mancha por Louis Blériot, um destes hovercrafts cruzou o canal de Calais a Dover em quase duas horas.

(via ZeablyBrocki e Edward Miller/Getty Images)


O Aeromobile de William R. Bertelson, de 1959

(via Popular Science, Julho de 1959)


O Disco Voador de Princeton, 1959

(via Popular Science, Julho de 1959)


O Cushioncraft, uma embarcação circular para ser usada em plantações de banana no sul de Camarões com seus designers Desmond Norman e John Britten, em 1960

(via Terry Disney/Central Press/Getty Images)


Uma Hover Scooter, equipada com um motor de motocicleta de dois cilindros, desenvolvida pelo engenheiro norte-americano Charles Rhoades em 1960

(via Fox Photos/Getty Images)


O Princeton P-GEM, criado por estudantes da Universidade de Princeton em 1960

(via Freeman Airfields e Science And Mechanics/Junho 1960)


Comercialização de hovercrafts: serviços de balsa em pequena escala começaram entre o Reino Unido e a França com os Vicker-Armstrong VA-3 em 1962

(Foto por Tucker/Fox Photos/Getty Images)


A produção do Saunders-Roe SR.N5 (ou classe Warden) em 1964

(via Glass Half Full e All Hands Magazine Nov 1966/PDF)


O Princeton AgGen com um cockpit-bolha de um helicóptero Hughes 300, criado por uma equipe da Universidade de Princeton na década de 1960

(via Freeman Airfields)


O maior hovercraft com passageiros já criado é o Saunders-Roe Nautical 4 (SR.N4), que transportou passageiros e carros entre Calais e Dover de 1968 até 2000.

Os modelos Mark I e Mark II tinham 39,68 metros de largura, mas o Mark III (ou Super 4) tinha incríveis 56.38 metros de largura.

(via Andrew Berridge e Wikimedia Commons)


Um leiteiro de Londres entregando garrafas de leite usando um hovercraft em 1973

(Foto por Graham French/BIPs/Getty Images)


O N500 Naviplane de 50 metros de largura criado pela francesa SEDAM. Apenas dois modelos foram construídos em 1976 e 1977

(via Aernav)


O Hovercraft Super 4 BHC de 300 toneladas chamado Princesa Margaret no Rio Tamisa em 1979

(Foto via Colin Davey/Evening Standard/Getty Images)


O hovercraft britânico RNLI H-001 Molly Rayner em 2005

(Foto via Chris McKenna)


VertiPod, um Segway do céu, por Air Buoyant

(via The Herald Bulletin e Gizmodo)


Um Landing Craft Air Cushion (LCAC) da Marinha dos Estados Unidos, 2006

(Foto via Michael D. Kennedy/Marinha dos EUA via Getty Images, U.S. Navy 1 – 2)


Um LCAC russo com armas, o maior hovercraft já feito

(via Marinha dos Estados Unidos e Kremlin)


Hovercraft usado por bombeiros na Alemanha em 2009

(via Stoaberg)

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