Os shows do Kraftwerk no MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, fizeram sucesso no mês passado: foram oito shows, onde a banda tocava apenas um disco completo por exibição, acompanhado de projeções 3D no telão. Óculos foram distribuídos, ingressos se esgotaram e quem viu, curtiu. Hoje, os velhinhos considerados pais da música eletrônica tocam em São Paulo, no Festival Sónar. E se você não está afim de ir até o Anhembi, dá para acompanhar o show — e todos os outros — ao vivo, pelo YouTube.

No show, mais de 15 mil óculos 3D serão distribuídos. Pelo YouTube o efeito não será o mesmo, mas pelo menos você pode esticar as pernas, estourar uma pipoca, abrir uma cerveja e curtir o show no conforto do lar. O show do Kraftwerk é mais do que recomendado porque além de pais da música eletrônica, esses caras são bem… tecnológicos. Como já falamos por aqui, na década de 80 eles chegaram a vender calculadoras programas em suas exibições — o gadget fazia com que o usuário conseguisse replicar as músicas do álbum “Computer World”. E, claro, a mistura de um gigantesco telão com bombardeio de imagens e o som dos caras vale muito a pena. O show do Kraftwerk está marcado para começar as 23h, e você pode fuçar a programação completa clicando aqui.

[youtube x9GJSdLYVOk 640 360]

O festival acontece hoje e amanhã. E, para nós aqui do Giz, o Sónar traz muito mais do que o Kraftwerk: pretendemos entender como funciona ao vivo o som eletrônico quebrado de James Blake, se emocionar com o show do Mogwai (o Pedro usa o apelido MogwaiBR desde os primórdios da internet), entender o que há por trás da máscara do rapper Doom, ver qualé a do pessoal do Little Dragon e quebrar tudo no show do Justice. Se der tempo, ainda recomendamos que você assista ao show do Four Tet. Se você não conhece a rapazeada, deixamos abaixo uma amostra de cada um deles:

[youtube oOT2-OTebx0 640 360]

[youtube FLTxA-1JI3M 640 360]

[youtube ewc1hixzYPY 640 360]

[youtube bmP2ULBJGYQ 640 360]

[youtube SVq2yMuAMVQ 640 360]

[youtube 6dbpEt4O0VY 640 360]