_Carros

Um holandês fez a viagem mais longa já registrada com um carro elétrico

Holandês Weike Walkker fez a viagem mais longa já registrada com um carro elétrico. Em três anos, passou por 33 países e percorreu 95 mil km.

O holandês Weibe Walkker ao lado de seu carro elétrico

Screenshot: Plug Me In Project/YouTube

Em uma épica viagem que durou mais de três anos, passou por 33 países e percorreu mais de 95 mil quilômetros, o holandês Wiebe Wakker estabeleceu o recorde de “viagem mais longa já feita com um carro elétrico”.

Wakker deixou Amsterdam, na Holanda, em 15 de março de 2016, como parte do seu projeto Plug Me In. A viagem foi financiada por doações, além de alguns patrocínios de empresa como Bundles (empresa de aluguel de máquina de lavar roupa), Canon e Adobe. Voluntários podiam se inscrever no site de Wakker para oferecer comida, lugares para dormir ou até mesmo uma tomada para ele carregar seu carro.

Quanto ao carro de Wakker, o holandês não optou por um veículo conhecido, como os da Tesla. Em vez disso, ele dirigiu uma caminhonete adaptada que ele apelidou de “blue bandit”, que tem uma autonomia de 207 km por carga.

De acordo com o site de Wakker, a rota foi determinada por onde simpáticos estranhos emprestariam uma tomada para ele carregar o carro. A viagem passou pelo leste europeu, Turquia, Irã e o Oriente Médio, antes de passar por Índia, Myanmar, Malásia e, por fim, a Austrália.

Walkker disse à AFP que, antes de modificar o carro dele, ele teria usado quase 7 mil litros de gasolina. No entanto, tudo que Wakker gastou para locomoção foram US$ 300 para carregar seu carro — boa parte desse dinheiro foi no interior da Austrália.

Wakker documentou sua viagem tanto nas redes sociais como em uma série de vídeos diários, nos quais ele fazia interrupções para fazer chat com os organizadores e ativistas sobre sustentabilidade.

“Exigiu algum esforço, mas, no geral, foi uma viagem muito fácil e que só foi possível por causa de centenas de pessoas que se cadastraram em meu site a me ajudaram no caminho, além de pessoas online que entraram em contato para ajudar”, escreveu Wakker em seu Instagram. “As pessoas estão me parabenizando por mostrar as possibilidades dos carros elétricos, mas estou mais feliz com a ajuda que recebi das pessoas durante minha jornada.”

Carros elétricos percorreram um longo caminho desde sua apresentação, e Wakker não é o único entusiasta da área a fazer viagens de longa distância (embora ele certamente tenha sido o que percorreu o maior caminho). Dois homens em Denver estabeleceram a distância recorde de um Model 3, da Tesla, no ano passado, atingindo uma distância de 975 km até a bateria do carro ficar sem carga.

[AFP, Engadget]

Sair da versão mobile